G1

16 atendimentos diários por médico e seis especialidades: entenda aposta para zerar fila de atendimentos em Piracicaba


Secretaria de Saúde, instituições educacionais e hospital inauguram, nesta quinta (20), o Centro Integrado de Saúde (CIS), que vai oferecer atendimentos médicos gratuitos. CIS funcionará nas dependências da Santa Casa de Misericórdia

Prefeitura de Piracicaba

Um Centro Integrado de Saúde (CIS) que será inaugurado nesta quinta-feira (20), em Piracicaba (SP), é aposta da Secretaria Municipal de Saúde para zerar filas de atendimento em especialidades.

📲 Participe do canal do WhatsApp do g1 Piracicaba

Originada de uma parceria da pasta com a Universidade Anhembi-Morumbi, Santa Casa e o ecossistema de educação em saúde Inspirali, a unidade vai oferecer atendimentos médicos gratuitos à população via SUS.

A seguir, entenda como vai funcionar o atendimento:

CIS da Universidade Anhembi-Morumbi funcionará nas dependências da Santa Casa de Misericórdia

Prefeitura de Piracicaba

Onde vai ficar e quem vai administrar?

O CIS funcionará nas dependências da Santa Casa de Misericórdia e será inaugurado às 13h desta quinta. O espaço será administrado pela Universidade Anhembi-Morumbi.

Quem pode ser atendido e em quais especialidades?

Nesta fase inicial, a prefeitura informou que terá vagas para atender pacientes nas seguintes especialidades:

Ginecologia

Dermatologia

Nefrologia

Ortopedia

Hematologia

Endocrinologia

“A parceria visa zerar fila de atendimento por meio dos profissionais e infraestrutura oferecida pelo CIS-UAM tendo como principal objetivo atender os pacientes prioritários que aguardam por um ou mais procedimentos", informou o secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco, via assessoria de imprensa.

Santa Casa de Piracicaba

Júlia Heloisa Silva/g1 Piracicaba

Qual será o fluxo de atendimento diário?

Daniela Andrade, secretária-executiva da Secretaria de Saúde, afirmou que a parceria está começando agora e ainda não há como dimensionar o quantitativo de pessoas que serão beneficiadas.

“A proposta é que cada médico preceptor faça até 16 atendimentos por dia, ou seja, quanto mais médicos inclusos no projeto, mais pacientes serão atendidos”, apontou.

A unidade é porta aberta?

Não. A secretária-executiva destacou que as agendas serão abertas de acordo com a disponibilidade de profissionais da UAM e as vagas serão preenchidas pela central de regulação municipal.

“Equipes da regulação municipal buscarão os casos prioritários e os que estão há mais tempo na fila de espera e farão o agendamento com antecedência para que o paciente possa se preparar e comparecer à consulta no dia e hora marcados, assim, evitando o absenteísmo”, explicou Daniela.

Quais profissionais realizarão os atendimentos?

De acordo com a UAM, os atendimentos serão realizados por médicos especialistas, vinculados ao curso de medicina da instituição, acompanhados por alunos do ciclo clínico e do internato.

O espaço terá 19 consultórios e funcionará como um suporte ao SUS, recebendo pacientes encaminhados pelos postos de saúde do município.

VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região

Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.