G1

33 cidades do Vale e região bragantina não atingiram meta de cobertura vacinal contra poliomielite


Poliomielite: Vacina está disponível em unidades de Saúde de Jacareí

Um levantamento feito com base em dados do Ministério da Saúde mostra que 33 das 46 cidades do Vale do Paraíba e região bragantina ainda não atingiram a meta de 95% de cobertura vacinal com a primeira dose contra poliomielite.

Entre as cidades que não atingiram a meta estipulada pelo Governo Federal estão as cidades mais populosas da região: São José dos Campos, Taubaté e Jacareí. Veja abaixo o desempenho em sua cidade:

As 13 cidades da região que atingiram a meta são: Arapeí, Bananal, Cunha, Joanópolis, Lagoinha, Lavrinhas, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Piracaia, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí.

A poliomielite é uma doença viral que afeta principalmente as crianças. O risco é de desenvolver algum tipo de paralisia, o que pode provocar comprometimento motor pelo resto da vida. A vacina é a forma mais segura de prevenção.

Desde novembro do ano passado, o Ministério da Saúde substituiu as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente por uma dose de vacina injetável da VIP (vacina inativada poliomielite). Ou seja, o esquema vacinal contra a doença será exclusivo com a VIP.

Veja como é o atual esquema de imunização contra pólio (todas as doses com a vacina injetável):

Primeira dose aos 2 meses;

Segunda dose aos 4 meses;

Terceira dose aos 6 meses;

Reforço aos 15 meses.

Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.