Adeus a Preta Gil
Em entrevista ao Fantástico em fevereiro deste ano, Preta Gil revelou os desejos que queria realizar quando fosse à Bahia em março, no período do carnaval. Na ocasião, a artista acreditou que não seria liberada pelos médicos para curtir a festa e revelou que gostaria de visitar igrejas e mergulhar no mar.
Preta Gil também contou que sentia tanta saudade de comer acarajé, que chegou a pedir um delivery da iguaria baiana quando ficou internada por 55 dias em São Paulo.
Durante o mês de março, a artista conseguiu aproveitar o carnaval na capital baiana com amigos e familiares e tomou um banho de mar na Baía de Todos-os-Santos. Relembre os momentos:
Acarajé no hospital
Em entrevista ao Fantástico, Preta revelou que pediu um delivery de acarajé enquanto estava internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A internação em questão ocorreu em dezembro de 2024, após uma cirurgia para a retirada de tumores.
Na ocasião, Preta ficou 55 dias no hospital, até receber alta em fevereiro, dias antes do carnaval.
“Eu comi acarajé [ no hospital]. Pedi acarajé no delivery. Não chegou igual, mas matei um pouquinho da minha vontade", disse.
Segundo a artista, os médicos orientaram que ela testasse as comidas ainda no hospital, para que a equipe analisasse como ficaria após ingerir cada alimento.
Mergulho no mar
Preta Gil toma banho de mar após receber liberação médica
Carnaval de emoções, banho de mar e homenagem de Gil: relembre os últimos momentos de Preta na BA antes de viajar para os EUA
Neste ano, após curtir o carnaval de Salvador, Preta Gil tomou banho de mar na Baía de Todos-os-Santos. O mergulho ocorreu no píer de um prédio na Vitória, bairro nobre de Salvador onde diversos imóveis tem acesso ao mar.
Com um maiô e a bolsa de colostomia presa na perna esquerda, Preta apareceu no registro se apoiando em um corrimão e em um homem para entrar na água. Ela estava na companhia de amigos, da neta, Sol de Maria, e da irmã, Bela Gil, que também celebrou o momento nas redes sociais.
"Eu esperei muito por esse dia, para dar um mergulho. Ficava sonhando no hospital com esse píer especificamente e chegou o dia", comemorou Preta em vídeo publicado nas redes sociais.
Basílica do Bonfim
Preta Gil em Salvador
Redes Sociais
Em 2023, após participar de dois shows da turnê da família Gil na Concha Acústica, Preta foi até a Basílica Santuário Senhor do Bonfim, em Salvador, para agradecer. Na época, a cantora estava no primeiro ano do tratamento contra o câncer no intestino.
A Igreja Senhor do Bonfim, local visitado por Preta Gil, além de ser um ponto turístico da capital baiana é um dos principais templos religiosos do estado, símbolo de fé e do sincretismo religioso. Muitos fiéis vão à igreja construída no século XVIII, para fazer pedidos ou agradecer por graças alcançadas.
Visita ao Santuário de Santa Dulce
Fieis e admiradores da Santa Dulce participam de missas em 2023
Maiana Belo/g1 BA
Missa para celebrar remissão de câncer e retorno aos palcos: relembre momentos marcantes de Preta Gil na BA nos últimos anos
Também em 2023, Preta Gil visitou o Santuário Santa Dulce dos Pobres, que fica localizado no Largo de Roma. Ela foi recebida por Maria Rita Lopes Pontes, sobrinha de Santa Dulce e superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).
Preta contou que é devota da santa baiana e revelou que ela foi responsável pela cura dela quando teve sepse, o resultado de uma infecção que se alastra pelo corpo rapidamente, afeta vários órgãos e pode levar à morte.
"Santa Dulce me abençoa todos os dias e me salvou quando tive a sepse!! Uma vitória e benção vir aqui hoje!!!!", escreveu.
LEIA TAMBÉM:
Quem é Gominho, amigo que pediu demissão e deixou Salvador para apoiar Preta Gil durante tratamento contra o câncer
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻