
Temporal atingiu Campo Grande nesta quarta-feira (5)
Mato Grosso do Sul está em alerta de tempestade devido a um ciclone extratropical que está se formando no sul do país. A Climatempo prevê ventos de até 85 Km/h entre sexta-feira (7) e sábado (8).
Por causa da falta de energia e estragos enfrentados por diversos municípios nos últimos dias, o g1 recebeu diversas dúvidas sobre o que fazer e quem acionar em situações como casas sem luz, ruas alagadas, árvores e postes caídos na via.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Abaixo você confere informações de contato e recomendações em casos de situações durante temporais:
Quem acionar?
Corpo de Bombeiros (193): casos que envolvam risco de vida, resgates, salvamentos, acidentes com vítimas, incêndios e quedas de árvores de grande porte que estejam oferecendo riscos às pessoas.
Defesa Civil (199): deslizamentos, inundações, remoção de árvores caídas, alagamentos ou desabamentos
Samu (192): em casos de emergências médicas como mal súbito, AVC, lesões decorrentes do temporal como quedas, acidentes e outras condições de saúde.
Polícia Militar (190): questões que envolvam segurança pública como isolamento de áreas de risco e auxílio na organização do trânsito.
Concessionária de energia: caso falte energia elétrica ou se houver cabos caídos na rua acione a empresa responsável. Árvores energizadas ou galhos encostando em fios de energia também precisam ser informados à concessionária. Em Mato Grosso do Sul, a Energisa é responsável pelos atendimentos através do telefone 0800 722 7272, pelo whatsapp (67) 99980-0698, aplicativo Energisa On ou acessando o site da Agência Digital da Energisa.
Prefeitura/serviços municipais: para remoção de entulhos, limpeza de vias, remoção de árvores. O contato é feito através da Semadur no telefone (67) 4042-1323.
LEIA TAMBÉM
Cuidados durante temporais: o que fazer em casa, na rua, áreas de risco e mais em caso de emergências
Seu carro foi atingido por uma árvore durante tempestade: veja perguntas e respostas sobre o que fazer
Recomendações
🏠 Busque abrigo seguro: Se estiver na rua, procure abrigo em locais seguros, como comércios ou estações, evitando permanecer debaixo de árvores.
🔦 Tome cuidado durante apagões: Use lanternas e mantenha caminhos livres em casa. Se possível, desconecte equipamentos elétricos e evite objetos soltos no chão.
⚠️ Mantenha distância de estruturas: Mantenha distância de muros, cercas e postes para evitar quedas ou choques elétricos. Também é recomendado ficar longe de janelas de vidro.
🚗 Tenha cuidado ao dirigir: Em caso de alagamentos, não atravesse ruas inundadas e diminua a velocidade se a visibilidade estiver ruim.
⚡ Preste atenção a postes caídos: Se fios de alta tensão caírem sobre o seu veículo, permaneça dentro até a chegada de ajuda. Ao sair, mantenha os pés juntos e mova-se com cuidado.
🔒 Proteja seu patrimônio: Guarde veículos e objetos de valor dentro de casa e evite deixar itens soltos no quintal.
📰 Fique informado: Se você mora numa área de risco, acompanhe alertas da Defesa Civil (saiba como mais abaixo) e prepare um kit de emergência com itens essenciais, como água e alimentos não perecíveis.
Chuva causou transtornos em Campo Grande
Reprodução
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

