Fiscalização de Cuiabá apreende mercadorias de ambulantes irregulares que ocupavam as calçadas.
Prefeitura de Cuiabá
Os ambulantes que ocupavam irregularmente as calçadas da Avenida Issac Póvoas, no Centro de Cuiabá, foram alvos de fiscalização da prefeitura e tiveram mercadorias apreendidas, nessa quarta-feira (13).
A prefeitura informou que em maio de 2025, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) emitiu notificações públicas aos ambulantes, seguindo recomendação do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), para desocupação das calçadas.
Já em junho foi definido a Travessa Desembargador Lobo, próxima à Praça Ipiranga, como o novo espaço provisório para os comerciantes informais. No entanto, alguns deles voltaram a ocupar áreas não autorizadas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Na época, também foi iniciado o cadastramento para realocação no Shopping da Orla, mas a maioria optou por se instalar na Travessa Desembargador Lobo.
Conforme a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, não haverá mais etapa de notificação ou pedido de retirada e, em caso de irregularidade, vai ser feita a apreensão imediata do material. O uso das calçadas para exposição de produtos está proibido tanto para ambulantes quanto para lojistas.
Ainda segundo a secretária, a fiscalização é contínua e busca evitar reincidência, e que essas apreensões devem servir como alerta.
De acordo com a prefeitura, o objetivo da operação é garantir a livre circulação de pedestres e o cumprimento do acordo firmado com os trabalhadores informais.