G1

Anitta usa roupa feita por indígenas do Amazonas durante encontro com Huck e Cacique Raoni em aldeia no Xingu


Anitta e Luciano Huck visitam cacique Raoni em Terra Indígena de MT

A cantora Anitta usou roupas confeccionadas por indígenas do Amazonas durante visita à aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina, no Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso. O momento foi celebrado pelo estilista Sioudhi, um dos responsáveis pela confecção das peças:

"Toda forma de apoio à nossa luta é importante", disse o indígena.

📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp

Anitta esteve no local neste domingo (17), ao lado do apresentador Luciano Huck e do cacique Raoni, um dos mais conhecidos líderes indígenas no mundo. O encontro fez parte da gravação de um especial para o programa Domingão do Huck.

Na ocasião, Anitta usou um top feito com novelo de ovos de cobra e fio de tucum - fibra forte e resistente extraída da palmeira do tucum e usada ancestralmente na confecção de objetos e roupas.

Nas redes sociais, Sioudhi, da etnia Piratapuya, disse que o material foi trazido da região do Alto Rio Negro, no Amazonas. A roupa foi produzida pelo estilista em parceria com mulheres indígenas que atuam na Ínaru Éyawa, marca de moda que produz bolsas e acessórios.

O artista também exaltou Raoni e o povo que vive no Parque Indígena do Xingu.

"Desde Amazonas reconhecemos a força dos parentes do Parque Indígena do Xingu, pela continuidade do ritual milenar do Kuarup. Também reconhecemos a importância da liderança do Cacique Raoni pela manutenção do bem viver dos povos indígenas do Brasil e do mundo", publicou.

Top usado por Anitta durante encontro foi feito por indígenas do Amazonas.

Reprodução

O encontro

Durante o encontro, o líder do povo Mẽbêngôkre-Kayapó autografou o livro sobre suas memórias e entregou a Luciano. Também foram discutidos assuntos como os direitos indígenas e a Conferência das Partes (COP), órgão responsável por tomar as decisões necessárias para implementar os compromissos assumidos pelos países no combate à mudança do clima, que esse ano será realizada em Belém (PA).

Nas redes sociais, Luciano Huck escreveu um post em colaboração com Anitta onde revela também ter assistido o Kuarup - ritual mais importante dos povos do Xingu.

"Mais do que uma homenagem aos mortos, é uma celebração da vida, da ancestralidade e da conexão profunda com a floresta. Para os povos indígenas, preservar a Amazônia é preservar a vida. E um agradecimento especial à querida Anitta , pela confiança e pela sua belíssima jornada — dentro e fora dos palcos. Breve no Domingão", escreveu.

Anitta e Luciano Huck visitam cacique Raoni em MT

Patxon Metuktire

Anitta e Luciano Huck na aldeia Ipatse, em MT

Bob Kuikuro

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.