G1

Após alerta nacional por metanol, comércios do AC são fiscalizados para evitar venda de bebidas adulteradas


O que acontece no corpo nas primeiras 12, 24 e 48 horas após beber metanol

Os casos de intoxicação por metanol em bebidas acenderam um alerta sanitário no Brasil. Diante do cenário, o g1 entrou em contato com o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon-AC), que informou que não foi registrado nenhum caso até então.

Contudo, a operação de fiscalização “Aqua Mortis” já está em andamento em Rio Branco, Senador Guiomard e Cruzeiro do Sul.

O metanol é um álcool usado em solventes e outros produtos industriais e a ingestão pode parecer inofensiva nas primeiras horas, mas rapidamente evolui para um quadro grave, com risco de cegueira e morte.

📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp

De acordo com o chefe da fiscalização do Procon-AC, John Lynneker, os fiscais seguem protocolos de checagens padronizadas para verificar a procedência das bebidas que são comercializadas.

Ainda segundo ele, a equipe pede a nota fiscal e confere os rótulos, verifica se há erros de impressão ou informações incoerentes, checa número do lote e o lacre e confirma se coincidem com os dados do fabricante.

LEIA MAIS:

Laudo não aponta veneno em molho de cachorro-quente que irmãs comeram no AC; polícia pede contraprova

Em uma década, quase 70 pessoas foram atendidas por envenenamento no Acre

Anvisa aciona autoridades internacionais para trazer antídoto do metanol ao Brasil

Metanol: fígado vira 'vilão' e transforma bebida adulterada em veneno silencioso; entenda

Após alerta nacional por metanol, comércios do AC são fiscalizados para evitar venda de bebidas adulteradas

Reprodução/TV Globo

A análise também verifica se o volume corresponde ao padrão do produto, além de inspecionar o estado da garrafa em busca de sinais de manipulação.

''Os fornecedores que descumprirem a legislação vigente estarão sujeitos às sanções legais cabíveis, sendo responsabilizados e punidos com o rigor da lei", complementou.

Caso haja intoxicação por metanol, a orientação dada pelo Procon-AC à população é que, em caso de suspeita de intoxicação, deve-se ligar para o Disque-Intoxicação (0800-722-6001), serviço que reúne 13 centros especializados no país.

Ainda de acordo com ele, algumas medidas podem ser tomadas para que o consumidor consiga identificar se alguma bebida foi adulterada.

Verifique o lacre da embalagem e confirme que não foi violado.

Observe o rótulo e desconfie de erros de impressão ou informações incoerentes.

Analise o estado da garrafa e procure sinais de manipulação.

Exija a nota fiscal ao comprar bebidas.

Já em caso de suspeita ou irregularidade de bebidas, a população pode procurar o Procon-AC pelos canais 151 ou (68) 3223-7000.

Infográfico: o impacto do metanol no corpo humano.

Arte/g1

VÍDEOS: g1

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.