
Escola Municipal Maria dos Remédios e ilustração baseada em observações com microscópio eletrônico mostra a bactéria Streptococcus pneumoniae
Prefeitura de Praia Grande e CDC
Um aluno de uma creche municipal de Praia Grande (SP), de dois anos, foi diagnosticado com meningite bacteriana. Ele está internado no Hospital das Clínicas, em Mogi das Cruzes (SP), onde segue em tratamento. A prefeitura destacou que está monitorando o caso.
Esse é o segundo caso na cidade. Milena do Nascimento Alvarenga, estudante de 11 anos da rede municipal de ensino, morreu no dia 26 de novembro, após ser diagnosticada com meningite bacteriana.
O menino é aluno da Escola Municipal (EM) Maria dos Remédios, no bairro Melvi, e teve a confirmação de meningite causada pela bactéria streptococus pneumoniae após um laudo do Instituto Adolfo Lutz. Ele está internado no hospital desde 26 de outubro.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A prefeitura disse que todas as ações indicadas pelo Ministério da Saúde já foram realizadas. Assim que o caso suspeito foi informado, foi realizada uma série de ações preventivas na unidade, como orientações aos alunos e responsáveis.
As aulas, conforme a prefeitura, não precisaram ser suspensas. A Vigilância Epidemiológica segue monitorando a ocorrência e está em contato com a família, prestando todas as orientações necessárias.
Meningite
Praia Grande realiza vacinação contra meningite em escola na cidade
Segundo apurado pelo g1, o menino apresentou sintomas da doença durante uma viagem para Itaquaquecetuba (SP) em 25 de outubro. Inicialmente, ele foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.
Em nota enviada ao g1, a Prefeitura de Itaquaquecetuba disse que ele foi medicado e, após avaliação da equipe, transferido para o Hospital das Clínicas, em Mogi das Cruzes (SP), que é referência regional.
Na unidade, ele passou por um exame laboratorial para identificação da bactéria responsável pela infecção. A Secretaria de Saúde Estadual informou que ele está sendo assistido por equipe multidisciplinar e recebendo tratamento adequado.
Caso suspeito
Segundo a Prefeitura de Praia Grande, a Sesap recebeu na segunda-feira (3) uma notificação de Santos de suspeita de meningite para uma criança do sexo masculino de 4 anos e moradora de Praia Grande. A criança está internada no Hospital Ana Costa, em Santos. A Sesap está investigando o caso e monitorando a ocorrência por meio da Vigilância Epidemiológica.
Vacina
De acordo com a Secretaria de Saúde de Praia Grande (Sesap), é “fundamental que pais e responsáveis mantenham atualizada a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes, incluindo todas as doses relativas à meningite”
A pasta destacou que a vacina ACWY está disponível em 31 Unidades de Saúde da Família (Usafa) do município, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O imunizante é ofertado como dose de reforço para crianças de 1 ano.
Já as crianças que não estão com a vacina atualizada podem tomar o imunizante até os 3 anos, 11 meses e 29 dias. Também é orientado um novo reforço vacinal dos 11 aos 14 anos, segundo a Sesap.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

