Mão de vaca com pirão
Inter TV Costa Branca
O Inter TV Rural deste domingo (14) exibiu a receita de um prato tradicional da culinária nordestina: mão de vaca com pirão.
Essa iguaria cheia de sabores pode ser preparada com vários acompanhamentos, como arroz e feijão de corda. E, apesar de simples, tem alguns segredos no passo a passo.
📳 Clique aqui para seguir o canal do g1 RN no WhatsApp
Ingredientes
2 kg de mão de vaca
1 cebola roxa grande cortada em cubos
1 pimentão verde grande sem sementes em cubos
2 tomates grandes maduros sem sementes em cubos
3 pimentas de cheiro grandes sem sementes em cubos
3 dentes de alho grandes triturados
Cheiro verde, colorau, semente de coentro moída e louro a gosto
Sal, azeite e pimenta do reino a gosto
Água para cozimento
Farinha de mandioca para o pirão
Modo de preparo
O primeiro passo é temperar a mão de vaca para absorver os sabores. Vamos utilizar temperos simples, mas antes regamos a carne com um fio de azeite. Colocamos sal, semente de coentro moída e pimenta do reino. Importante lembrar de temperar de ambos os lados da peça de carne.
Após temperar, vamos deixar a carne na geladeira por cerca de 2 horas, para que ela absorva bem o sabor dos temperos.
Depois desse intervalo, continuamos o preparo. Aquecemos uma panela grande no fogo, colocamos um fio de azeite e vamos selar os pedaços da mão de vaca. Aguardamos formar uma crosta dourada na carne. Quando isso acontecer, viramos a peça e repetimos esse processo com todos os pedaços de carne.
Quando todos os pedaços estiverem bem selados dos dois lados, reservamos. Iniciamos o preparo dos vegetais na mesma panela, para pegar o sabor da carne. Colocamos a cebola para refogar nessa panela, em seguida o pimentão e a pimenta de cheiro. Enquanto os vegetais refogam, a crosta que se formou no fundo da panela vai se desprendendo e envolvendo os pedaços de vegetais. Por último, adicionamos o tomate e o alho triturado. Refogamos um pouco mais e podemos acrescentar um pouco de colorau para dar cor ao refogado.
Nesse ponto, podemos retornar com os pedaços de carne para dentro da panela, para que a mão de vaca comece a pegar o sabor desse refogado. Em seguida, adicionamos água fervente e uma folha de louro. Vamos deixar a carne cozinhar nesse caldo.
É importante observar sempre a panela e completar com água (sempre fervente), sempre que necessário até que a carne fique macia e no ponto. Nesses intervalos, também é importante ajustar o sal e a pimenta.
A carne estará no ponto, quando espetarmos com o garfo e as fibras estiverem macias e sem resistência. Acrescentamos cheiro verde, desligamos o fogo e separamos parte do caldo do cozimento da carne para preparar o pirão.
Em outra panela, colocamos o caldo e levamos ao fogo até ferver. A dica é umedecer um pouco a farinha com água e jogar dentro da panela com caldo, mexendo sempre, até o preparo ficar encorpado.
O ponto ideal do pirão e a quantidade de farinha dependem do gosto. Bastam alguns minutos de fervura e ele estará pronto. Quem preferir pode finalizar com um pouco mais de cheiro verde e o prato está pronto.
Inter TV Rural - Edição de domingo, 07/09/2025
Veja os vídeos mais assistidos do g1 RN
s