Mulher e marido foram presos em Jardinópolis (SP) por suspeita de simular sequestro do filho de 6 anos. Recusa de entrada na casa e nervosismo com policiais durante buscas chamaram atenção dos agentes. Casal de Jardinópolis, SP, confessa que escondeu filho para ganhar dinheiro
O casal preso por tentar simular um sequestro do próprio filho de 6 anos e escondê-lo no porta-malas do carro em Jardinópolis (SP), começou a levantar a suspeita da polícia um dia antes de o menino ser encontrado.
Uma atitude da mãe foi determinante para a polícia esclarecer a farsa: quando a mulher se negou a abrir o porta-malas para trocar a fralda do filho caçula.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Mas, segundo a Polícia Militar, as suspeitas começaram ainda na quinta-feira (10), com a recusa da família em deixar autoridades policiais entrar na casa, e seguiram nesta sexta-feira (11), quando o casal demonstrou nervosismo com as equipes envolvidas nas buscas.
"A todo tempo que a gente está realizando essas buscas a gente tem verificado várias contradições", disse o capitão da PM Danilo Daltoso.
Fabrício Bonetti e Mayara Maria dos Santos, ambos de 28 anos, foram presos em flagrante e levados à delegacia no fim da manhã de sexta-feira. O casal responde inicialmente por cárcere privado, maus-tratos e por submeter a criança a constrangimento.
Antes de ser levado para a delegacia, ainda sem a presença de um advogado, Fabrício disse à PM que havia simulado um sequestro do filho para conseguir arrecadar dinheiro por conta de dificuldades financeiras.
O menino foi levado a uma unidade de saúde para receber atendimento médico, mas passa bem. Outros três irmãos dele estão com Conselho Tutelar.
Até a última atualização desta matéria, o g1 não tinha localizado a defesa do casal.
Criança dada como desaparecida por pais foi achada no porta-malas do carro da família em Jardinópolis, SP
Aurélio Sal/EPTV
Pais não deixaram polícia entrar na casa, diz PM
No registro do desaparecimento, a mãe procurou a polícia ainda na quinta-feira (10), relatando que não o encontrou em casa, no bairro Cidade Nova, depois de deixá-lo por alguns momentos, por volta das 11h, para ir a uma padaria.
Ela também relatou que um vizinho chegou a dizer que havia visto a criança acompanhando um trenzinho e que um homem havia contatado a irmã dela, tia da criança, pelo WhatsApp, perguntando "quanto ele valia."
Ainda na quinta-feira, a PM fez buscas em uma mata perto da casa do garoto, mas ele não foi encontrado. Segundo Daltoso, os agentes também tentaram entrar na residência, mas a família não permitiu. Para ele, isso aumenta a suspeita de que o menino havia passado a noite em casa normalmente.
"A gente não tem essa informação, eu acredito, muito provavelmente, dentro da residência, porque em momento algum eles permitiram a entrada nem da Polícia Militar nem da Polícia Civil na residência", diz.
Mayara Maria dos Santos e Fabrício Henrique Bonetti foram presos por suspeita de forjar desaparecimento e sequestro do filho de 6 anos em Jardinópolis, SP
Redes Sociais
LEIA TAMBÉM:
Pai confessa que deixou filho preso em porta-malas de carro para fingir sequestro e conseguir dinheiro do resgate, diz PM
Criança dada como desaparecida por família é achada no porta-malas do carro dos pais em Jardinópolis
A troca de fraldas e o porta-malas
Já durante a sexta-feira, quando a comoção popular aumentou e as buscas se intensificaram, segundo o PM, o casal levantou suspeitas pelo comportamento que apresentou enquanto acompanhava os trabalhos das equipes perto de um bosque da cidade.
"O policial notou um certo nervosismo do pai e da mãe. Eles estavam a todo o tempo próximo a esse local onde estava sendo realizada a busca e passando informações para as pessoas que estavam ali. Eles iam até essas pessoas e retornavam até o veículo", afirma o capitão da PM.
Pais de criança dada como desaparecida são levados para delegacia em Jardinópolis
Além disso, os pais chegaram a dizer que precisavam deixar o local para trocar fraldas do mais novo dos quatro filhos e acabaram constrangidos quando um agente sugeriu a abertura do porta-malas do carro deles para que pudessem fazer isso. A mãe, segundo o capitão, chegou a justificar que o compartimento estava muito bagunçado.
"A mãe informou que um bebê teria necessidade de realizar troca da fralda. Os policiais de pronto ali se prontificaram a abrir o porta-mala, a ter um ambiente melhor para ela fazer essa troca da criança. Ela se negou, o que levou os policiais a suspeitar ainda mais dessa situação. Em determinado momento, eles conseguiram abrir o porta-malas e a criança [o menino de 6 anos] foi localizada no porta-malas do veículo."
Para a PM e para a Polícia Civil, a suspeita é de que o casal ficou assustado com a repercussão do desaparecimento e, antes do flagrante, tentava levar o menino para o bosque para simular um suposto reencontro da criança.
"A gente acredita que nesse momento ele [o pai] estava no bosque tentando colocar a criança dentro da área de mata para que ela fosse localizada por um terceiro e a ocorrência se encerrasse", disse Daltoso.
Criança dada como desaparecida foi achada no porta-malas do carro dos pais em Jardinópolis, SP
Redes Sociais
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região