G1

Baixada em Pauta #246: Especialista desvenda os mitos da amamentação, fala sobre a dor e a importância do apoio às mães


Baixada em Pauta: Sandra Abreu é a convidada da semana

Sandra Abreu, enfermeira especialista em amamentação, esteve no podcast Baixada em Pauta. Durante o bate-papo, ela desmistificou polêmicas do aleitamento materno, levantou uma reflexão sobre a normalização da dor ao amamentar, comentou sobre a banalização do preparo para alimentar um bebê e reforçou a importância de apoio às mães.

De acordo com o Ministério da Saúde, a amamentação é recomendada até os dois anos de idade ou mais, sendo que, nos primeiros seis meses, o bebê deve receber exclusivamente leite materno. Esse processo envolve uma interação profunda entre mãe e filho, impactando o estado nutricional da criança, sua capacidade de defesa contra infecções, sua fisiologia e seu desenvolvimento cognitivo e emocional.

Segundo a enfermeira, embora a amamentação seja um ato natural, ela precisa ser aprendida tanto pela mãe quanto pelo bebê. “Você nasce sabendo sugar, que é totalmente diferente de ordenhar um peito. Mais de 90% das mulheres têm muita dificuldade no início da amamentação. Hoje, mesmo com toda essa ajuda, menos de 50% dos bebês são amamentados até os 6 meses”, disse ela.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.

Na visão da especialista, o preparo para a amamentação durante a gestação não costuma fazer parte das preocupações das famílias.

“A mulher se prepara para tudo na gestação, prepara todo o enxoval, prepara para o parto, e aí, a gente conversando com as mães, a mulher não está preparada para aquilo [amamentar]. É um processo, não é uma mágica, mesmo quando uma pessoa vai ajudar, ela ensina o caminho, mas quem fica lá 24 horas com o bebê é a mãe”, pontuou Sandra.

A profissional ressaltou que foi 'normalizado' o fato de as mães sentirem dor durante o ato. Ela, porém, afirmou que amamentar não deve machucar.

“Imagine aquilo toda hora, de hora em hora, sendo cutucado, igual o nervo de um dente aberto. Tem mulher que fala que ouve, vê o bebê se mexendo, e já fica apavorada”, explicou Sandra. Ela pontuou que, mesmo com machucados, se a criança pegar o bico corretamente, a mãe não sente dor, pois o mamilo fica livre dentro da boca do bebê.

Amamentação fortalece os vínculos entre mãe e filho

Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

Apoio e amparo

Sandra reforçou a importância das mulheres procurarem ajuda, seja de profissionais, clínicas públicas e privadas, além do apoio dentro da própria família como forma de rede de apoio. A enfermeira disse que os pais não fazem parte dessa categoria, mas participam do processo lado a lado com a mãe.

“A mãe que está amamentando no começo esquece até de escovar os dentes, de tomar banho”, disse Sandra, aconselhando os pais a darem suporte para as mulheres. “Fala: ‘Bem, vai lá. Toma um banho bem demorado, relaxa, deixa a água cair nas suas costas, e aí depois você vem amamentar’”, complementou.

Você confere essa história e muitas outras no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!

O que são podcasts?

Sandra Abreu é a convidada da semana no podcast Baixada em Pauta

g1 Santos

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.