G1

Barroso diz que STF defende Moraes sem buscar conflito com ninguém

Barroso: 'nossa preocupação não é escalar um conflito'

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quarta-feira (30) que a Corte tem atuado na defesa do ministro Alexandre de Moraes diante das sanções impostas pelos Estados Unidos, mas sem intenção de escalar conflitos.

“Não é escalar o conflito. O conflito faz mal ao país”, disse Barroso.

A declaração ocorre após o governo norte-americano anunciar sanções contra Moraes com base na Lei Magnitsky, usada para punir autoridades estrangeiras acusadas de violações de direitos humanos. A medida, somada à ordem executiva do ex-presidente Donald Trump que impôs tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, acirrou a tensão entre os dois países.

Barroso ressaltou que o STF está unido na defesa institucional de Moraes, relator dos inquéritos que investigam atos golpistas e ataques à democracia, mas que essa postura não busca confronto com outros países ou instituições:

“A defesa que o Supremo faz [de Moraes] é sem procurar conflito com ninguém”, afirmou o presidente da Corte.

A sinalização de Barroso segue na linha adotada por outras autoridades brasileiras, como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que também se pronunciaram nas últimas horas em favor da soberania nacional e da independência do Judiciário, mas com tom diplomático.

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.