G1

‘Biotravessia’ chega à Caatinga e acompanha soltura da arara-azul-de-lear


A arara-azul-de-lear vive numa região extremamente restrita do sertão baiano

Márcio Campos

Depois de cruzar o Pantanal, a maior planície alagável do planeta, a equipe do Terra da Gente segue viagem rumo ao norte da Bahia, onde a Caatinga revela um de seus maiores tesouros: a arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari).

A espécie, que existe apenas no Brasil, chegou à beira da extinção nos anos 1990, principalmente por causa do tráfico de animais silvestres. Hoje, graças a projetos de conservação, essa história começa a mudar — e a equipe acompanha de perto um momento marcante: a soltura de indivíduos reabilitados na natureza.

Equipe segue viagem de motorhome, com destino final em Belém (PA)

Paulo Augusto / TG

Gente da Terra

Entre campos abertos, cachoeiras e imponentes paredões de pedra, a Serra da Canastra guarda alguns dos segredos mais belos do Cerrado. É ali, onde nasce o Rio São Francisco, que a vida selvagem segue livre.

Lá, nós acompanhamos o jornalista e fotógrafo de natureza Adriano Kirihara, que percorre a região em busca de histórias e flagrantes da biodiversidade, encontrando espécies emblemáticas como o galito (Alectrurus tricolor) e o veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus).

Adriano Kirihara é jornalista e fotógrafo de natureza

Ricardo Custódio

Hora do Rancho

Diretamente da Serra da Canastra, aprenda o passo a passo de um saboroso bolo de queijo, receita típica da região que combina simplicidade e tradição.

Hora do Rancho: aprenda a preparar bolo de queijo

Rafael Smaira

O Terra da Gente vai ao ar todos os sábados na EPTV, afiliada da TV Globo. Neste sábado, a exibição está prevista para as 14h30. Para telespectadores fora das regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas, o programa está disponível gratuitamente no Globoplay após a exibição na TV.

VÍDEOS: Destaques Terra da Gente

Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.