G1

BMW destruída por touro: veja o que diz o seguro em casos como o que aconteceu no interior de SP


Segundo corretor, incidente entra na categoria 'danos ao veículo' de apólice conhecida como 'seguro total'. Proprietária do carro acionou a seguradora e espera identificar dono do animal. Touro pula em BMW após avançar contra um homem na zona Sul de Ribeirão Preto, SP

Divulgação

O prejuízo para a dona da BMW que ficou destruída após ser atingida por um touro em Ribeirão Preto (SP) ainda não foi calculado, mas, de acordo com o corretor de seguros Alexandre Sassarolli, muito provavelmente, a seguradora da carro deve arcar com os valores do conserto.

Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp

Isso porque, como o animal amassou o teto da BMW, é possível que haja a perda total no veículo.

"Quando afunda o teto, geralmente, você tem danos estruturais na parte de coluna do carro. E aí, a seguradora, provavelmente por segurança, decreta a perda total do veículo. Mesmo que não atinja o 75%, se ela identificar que causou um dano a uma parte estrutural do veículo, já dá perda total por segurança".

Segundo Sassarolli, um ponto importante neste caso é saber o tipo de seguro contratado, pois não são todas as apólices que cobrem este tipo de sinistro.

"Entra dentro da categoria, vamos dizer assim, 'compreensivo' do seguro. A pessoa, tendo um seguro completo do carro, cobre atos da natureza e eventos como este. Então, entraria dentro dos 'danos ao veículo'. Se ela tiver só 'contra terceiros' ou seguro 'terceiros, roubo furto', aí não teria. Mas o que a gente chama de compreensivo, que é o seguro completo, contempla, sim".

Touro atinge BMW na Zona Sul de Ribeirão Preto, SP

A empresária Talita Alvarez, dona do carro atingido pelo touro, disse à EPTV, afiliada da TV Globo, que já fez boletim de ocorrência e acionou a seguradora, mas não especificou o tipo de apólice que tem. Nem ela e nem a filha, de 5 anos, ficaram feridas.

"O dia foi maravilhoso. Minha filha está sem um arranhão".

O caso aconteceu na Avenida Rebouças, que liga uma região de condomínios à Rodovia José Fregonezi (SP-328), no distrito de Bonfim Paulista, e foi gravado por uma motorista que estava no veículo de trás, também atingido pelo animal. (veja vídeo abaixo)

O carro de Talita já foi encaminhado para o conserto na sexta-feira e agora a empresária aguarda a seguradora para contabilizar o prejuízo.

Dono do animal pode ser responsabilizado

Ao g1, Sassarolli explicou que o dono do touro pode ter de arcar com os custos do conserto, caso o carro não tenha tido perda total.

"Se conseguir identificar quem é o proprietário do animal, você consegue, juridicamente, tem como ser ressarcido, porque a responsabilidade é do proprietário do animal. Com o seguro acionado, se ela souber quem é, com certeza, a seguradora vai acionar o proprietário do animal. Ela sub-roga o direito à seguradora de ser ressarcida".

A corretora de seguros Marislaine Pursino Martins também acredita que o veículo tenha tido perda total e afirma que a franquia deve ser paga pelo próprio seguro.

"A seguradora não vai se negar a pagar. Provavelmente deu perda total, porque amassou o teto. Se for perda total, não tem franquia para pagar. E a seguradora vai atrás [do dono do animal], mesmo porque, têm imagens".

Touro invade avenida, avança sobre homem e sobre BMW em Ribeirão Preto, SP.

Paula Zeotti

Caso inédito

Para Sassarolli, o caso registrado em vídeo na manhã de sexta-feira (11) é único e chama a atenção para a gravidade e para a necessidade de se contratar um seguro.

"A gente já pegou casos, por exemplo, de nosso segurado atropelar um animal na pista. Neste caso, foi o animal que atropelou a proprietária do veículo, foi ao contrário. É um caso que eu nunca tinha visto. Nestes momentos é importante você ter um seguro, não é só questão de roubo. É a questão realmente de um acidente, de uma pessoa bater no seu carro e não ter condição de arcar com o reparo, você tem o seguro para proteger seu bem. Se você não tem a proteção desse seu patrimônio, está enrolado".

O touro, que além de atingir dois carros, avançou em um homem que estava na avenida, ainda não foi localizado. Segundo moradores da região, a presença de animais na pista naquele local é comum.

Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca

VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.