Conheça São José dos Campos, cidade mais populosa do Vale do Paraíba
São José dos Campos completa 258 anos neste domingo (27). Um dos títulos que carrega é o de ser a cidade mais populosa do Vale do Paraíba. São 697 mil pessoas espalhadas pelo município, segundo o último censo do IBGE. Número que evidencia outra característica da cidade: o acolhimento.
De acordo com o IBGE, 30% dos moradores não nasceram em São José dos Campos. São pessoas que vieram de diferentes partes do país. Mas os migrantes de Minas Gerais são maioria, seguidos por paranaenses e cariocas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Um dos mineiros que vivem na cidade é Camilo de Lélis Rodrigues, que chegou ao município para trabalhar e virou joseense de coração.
"Aqui, o que mais tem é mineiro. Você tropeçou em alguém, é mineiro. Cheguei, já comecei a trabalhar e fiquei nessa empresa até me aposentar. Hoje, para mim, eu me sinto como se tivesse nascido aqui, como se fosse joseense de verdade", afirmou.
Prefeitura de São José dos Campos está promovendo um debate sobre o desenvolvimento da cidade
Cláudio Vieira/ PMSJC
Polo tecnológico e industrial
São José dos Campos foi se desenvolvendo por meio das mãos de pessoas que nasceram ou chegaram à cidade. Com o passar do tempo, foi se tornando uma referência industrial e tecnológica do país.
A cidade é sede da Embraer, a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo. Está entre os municípios que mais geram riquezas no Brasil a partir da indústria, à frente de outras cidades maiores, como São Bernardo do Campo e Sorocaba. São pouco mais de R$ 16 bilhões movimentados pelo setor, que emprega atualmente 40.195 mil pessoas.
Em 258 anos, muita coisa mudou e evoluiu. Olhar para trás ajuda a entender isso. Em São José dos Campos, nasceram pesquisas de ponta e que deram grandes resultados. Dois exemplos são o primeiro satélite nacional de observação da terra, a urna eletrônica e o motor movido a álcool.
A cidade segue olhando para o futuro. O Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos é o primeiro nesses moldes no estado de São Paulo. Novas tecnologias se espalham pelos corredores do local.
"Podemos esperar que o PIT (Parque de Inovação Tecnológica) seja um epicentro de tecnologia não só para o país, mas também para fora do país", disse o vice-presidente de negócios do PIT, Marcelo Nunes. "Ser um grande hub internacional de tecnologia é o que a gente busca nos próximos anos".
Ares de interior
Ao mesmo tempo em que é um polo industrial e tecnológico do país, São José dos Campos mantém a essência de interior. Tem ar de potência de metrópole, mas não perde a cultura de interior.
A produtora rural Margarida do Carmo Silva vive no distrito de São Francisco Xavier, onde São José dos Campos apresenta sua face de calmaria.
"Desde que a gente se conhece por gente, só mexia na roça. Quando a gente vai para São José mesmo, quando precisa, dá dor de cabeça aquela barulheira. Chega aqui, é uma paz", afirmou.
Margarida vive há 54 anos em São José dos Campos, mais especificamente no distrito de São Francisco Xavier. Segundo o IBGE, são 15.372 moradores vivendo na zona rural da cidade e 1.443 em São Francisco Xavier.
Como pode se ver, São José dos Campos se apresenta de formas completamente diferentes. Vai do oito ao 80. Talvez, esse seja o segredo para receber quem chega e manter quem não pretende sair.
Distrito de São Francisco Xavier
Claudio Vieira/PMSJC
Veja mais sobre o Vale do Paraíba e região bragantina