G1

Carro capota no bairro Alvorada e deixa duas pessoas feridas; Samu alerta risco de remover vítimas


O acidente foi registrado no bairro Alvorada, em Santarém

Redes Sociais

Um acidente de trânsito foi registrado na tarde desta quarta-feira (22) no bairro Alvorada, em Santarém, no oeste do Pará. Um carro capotou e duas pessoas ficaram feridas. Antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), populares retiraram as vítimas do veículo e as levaram por conta própria ao hospital.

✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp

Segundo o coordenador do Samu em Santarém, Júlio Laurido, a equipe chegou a ser acionada para atender à ocorrência, mas ao chegar ao local foi informada de que as vítimas já haviam sido removidas.

“As pessoas tiraram as vítimas do carro e as encaminharam para o posto 24 horas. Quando chegamos, o atendimento já havia sido feito pela população. Logo depois, o próprio posto pediu apoio para a remoção dos pacientes, mas eles já haviam sido deslocados por terceiros”, contou.

O coordenador explicou os riscos dessa prática e reforçou a importância de aguardar o socorro especializado.

“Nós sempre recomendamos para não mexer na vítima. Às vezes, parece que é só uma escoriação, mas o impacto pode ter causado fratura cervical, costelas quebradas ou até hemorragia interna. Ao movimentar a pessoa, você pode estar sequelando o seu parente, o seu ente querido”, alertou Laurido.

Laurido ressaltou que, em casos de acidente, a orientação é aguardar a chegada dos profissionais de resgate, que possuem o treinamento e os equipamentos adequados para estabilizar o paciente ainda no local.

“O Samu realiza primeiro a imobilização da cervical para evitar problemas na coluna, estabiliza dentro da ambulância e, se necessário, faz medicação, hidratação e até intubação. Por isso pedimos: ligue 192 para o Samu ou 193 para o Corpo de Bombeiros e espere o socorro chegar”, reforçou o coordenador.

Como prevenir acidentes nas estradas?

O alerta serve de orientação para familiares e curiosos que, movidos pela preocupação, podem acabar agravando o quadro clínico das vítimas.

Populares desviraram o carro e retiraram as vítimas antes da chegada do Samu

Redes Sociais

“A gente entende o desespero, mas o melhor socorro é aquele feito com segurança. Espere o atendimento chegar”, concluiu Júlio.

VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.