
Caso de meningite bacteriana é confirmado em Cruzília; outros três estão sob investigação
A Prefeitura de Cruzília (MG) confirmou um caso de meningite bacteriana no município. O paciente é um menino de 11 anos que está internado no Hospital de Clínicas de Itajubá, no Sul de Minas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele foi diagnosticado com meningite pneumocócica e apresenta quadro de saúde estável.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
De acordo com a secretaria, o tipo da doença pode ocorrer como complicação de outras infecções, como sinusite, amigdalite, otite ou pneumonia, que atingem o sistema nervoso central.
Além do caso confirmado, outros três casos suspeitos de meningite estão sendo investigados. As notificações foram feitas à Vigilância Sanitária do município. Os pacientes são uma criança de 12 anos, um bebê de 10 meses e outra criança de 4 anos.
Casos sem vínculo epidemiológico
Os pacientes estão hospitalizados e passam bem. Segundo a Secretaria de Saúde, não há relação entre os casos, ou seja, não existe vínculo epidemiológico entre os pacientes. As amostras coletadas foram enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para análise laboratorial.
Autoridades municipais e representantes da Superintendência Regional de Saúde de Varginha se reuniram nesta terça-feira (4) para acompanhar a situação. Até o momento, não há indicação de surto nem risco aumentado para a população.
Caso de meningite bacteriana é confirmado em Cruzília; outros três estão sob investigação
Reprodução/Redes sociais
Orientações à população
A Secretaria de Saúde reforçou a importância de manter boas práticas de higiene, como lavar as mãos com frequência e evitar o compartilhamento de objetos pessoais, talheres e copos. A pasta também destacou a necessidade de manter a vacinação em dia.
Em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, náuseas, vômitos, sensibilidade à luz, manchas vermelhas na pele ou alterações no estado mental, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente.
Equipes da Vigilância Epidemiológica de Cruzília continuam acompanhando os casos e monitorando pessoas que tiveram contato próximo com os pacientes.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foi procurada pela EPTV Sul de Minas, afiliada da TV Globo, para comentar o registro dos casos, mas ainda não respondeu.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

