Barricada considerada ‘obra de engenharia’ pelo governo
Reprodução
O governador Cláudio Castro (PL) apresentou nesta segunda-feira (17) a Operação Barricada Zero. Trata-se de uma ação integrada entre as forças de segurança, secretarias e prefeituras da Região Metropolitana do Rio de Janeiro a fim de remover obstáculos instalados por criminosos para impedir o avanço do estado em comunidades.
Em uma 1ª etapa, serão atendidos 11 municípios:
Belford Roxo
Duque de Caxias
Itaboraí
Japeri
Mesquita
Nilópolis
Nova Iguaçu
Queimados
Rio de Janeiro
São Gonçalo
São João de Meriti
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ) mapeou 13.604 barreiras somente no Grande Rio. O Sistema de Identificação Georreferenciada das barricadas, desenvolvido pelo ISP, é alimentado com diversas fontes: Disque Denúncia, imagens de drones e helicópteros, registros de ocorrência e relatos policiais.
Os obstáculos vão de lixeiras até “verdadeiras obras de engenharia” instaladas por criminosos.
O estado anunciou a aquisição de 50 “kits-demolição”, com ferramentas de alto desempenho para desobstruir áreas e restabelecer a mobilidade urbana. São rompedores hidráulicos, retroescavadeiras e caminhões-basculantes.
O Dique Denúncia também vai dedicar um canal exclusivo para o recebimento de queixas de ruas fechadas. É possível ligar para os números (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177, enviar mensagem pelo WhatsApp (21) 2253-1177 ou usar o aplicativo Disque Denúncia RJ. O anonimato é garantido.
Barricada-vala no Grande Rio
Reprodução
Barricada de entulho
Reprodução
Barricada com concreto e ferro
Reprodução

