
Cinco cidades da Baixada Santista terão transporte gratuito nos dias do Enem 2025.
Alexsander Ferraz/AT
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (9). Na Baixada Santista, 34.938 candidatos estão inscritos, segundo dados do Painel Enem 2025 do Ministério da Educação (MEC).
Para ajudar os participantes da região, o g1 reuniu todas as informações essenciais para o grande dia, desde o que levar até dicas para controlar o nervosismo e orientações sobre transporte público gratuito.
📚Pré-prova
As provas acontecem neste domingo (9) e no dia 16 novembro. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A Prova começa às 13h30, sendo que a aplicação no 1º dia acaba às 19h e no 2º às 18h30. Os testes são separados da seguinte forma:
Dia 9
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol)
45 questões de ciências humanas
Redação.
Dia 16
45 questões de matemática
45 questões de ciências da natureza
O candidato só deixa o local de aplicação com o caderno de questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
📍Onde é meu local de prova?
Os participantes inscritos podem consultar seu local de prova no cartão de confirmação de inscrição. Lá, também estão escritos o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), as datas do exame e as solicitações de atendimento especializado (no caso de pessoas com deficiência ou lactantes, por exemplo) e de tratamento por nome social.
Para conferir o cartão de confirmação, é preciso acessar a página do participante, utilizando o login gov.br (CPF e senha).
✅Checklist do que levar para a prova
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais, como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital também são válidos, mas o candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal --- capturas de tela não serão válidas.
Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar).
Cartão de confirmação de inscrição (a apresentação dele não é obrigatória, mas o Inep recomenda que o candidato imprima e leve o documento para conferir as informações).
Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não o apertem.
🧘'Tô bem, tô zen'
O psiquiatra Bruno Reis deu dicas para a TV Tribuna de como manter a mente no lugar na hora da prova. Ele afirmou que é natural que os jovens fiquem apreensivos, ansiosos e com medo.
De acordo com o médico, em momentos de alto estresse, o organismo aumenta a produção de neurotransmissores [mensageiros químicos que transmitem sinais entre neurônios ou para células musculares] em uma região que entende que é uma ameaça, fazendo com que o corpo 'trave'.
“A gente sabe, às vezes o branco vem, o coração dispara e parece que tudo o que você estudou sumiu. Por isso, é importante respirar fundo e garantir que o cérebro esteja funcionando ali, e não só depois que entrega a prova”, orientou. "Então, keep calm [,mantenha a calma em inglês] e não surte para o Enem".
Bruno aconselhou que os vestibulandos se organizem para não esquecer o lanche, documentos e caneta antes de partir para a prova. Ele também afirmou que uma boa dica para os mais agitados é treinar a respiração - aumentando a inspiração e o tempo de expiração, o que ajuda a regular o cortisol, hormônio relacionado ao estresse.
"Lembre-se, o Enem é importante, mas não define ninguém. Sempre há uma segunda chance. Você pode ficar um pouquinho ansioso, mas tudo vai ficar bem se você de fato se preparou para a situação", aconselhou.
Número de inscritos no Enem 2025 em cada cidade da Baixada Santista
🚌Confira como será o transporte gratuito em cada cidade:
🚏Santos
A gratuidade no transporte coletivo municipal será válida nos dois dias das 8h às 21h, conforme o Decreto Municipal nº 11.042. A medida vale para todos os passageiros das linhas convencionais. A CET-Santos, responsável pela gestão do sistema, definirá com a permissionária os ajustes operacionais nos dias de prova.
🚏São Vicente
A gratuidade estará em vigor nas duas datas, das 9h às 13h e das 18h às 22h. Para garantirem o benefício, os estudantes precisam apresentar, no momento do embarque, o cartão de inscrição no Enem 2025 e um documento oficial com foto.
🚏Bertioga
A Prefeitura oferecerá transporte gratuito aos estudantes da rede pública estadual que possuem o cartão Passe Livre. O benefício, normalmente válido apenas em dias úteis, será estendido aos domingos de prova, em parceria com a concessionária responsável pelo transporte coletivo.
🚏Itanhaém
O Departamento de Trânsito informou que o transporte coletivo municipal já é gratuito aos domingos e feriados, portanto os candidatos ao Enem terão tarifa zero automaticamente nos dois dias de aplicação do exame.
🚏Mongaguá
O município confirmou gratuidade nos horários de entrada e saída das provas. Para utilizar o transporte, os estudantes devem apresentar o comprovante de inscrição no momento do embarque.
🚏 Praia Grande
De acordo com a prefeitura, a gratuidade será válida para todas as pessoas que utilizarem os ônibus municipais nos dias do Exame, das 8h às 21h. Não é necessária nenhuma comprovação.
Peruíbe: A prefeitura informou que ainda está analisando a medida.
Cubatão - Administração municipal informou que está estudando a demanda e a viabilidade financeira para atender à gratuidade nos dias de Enem no transporte público municipal.
Confira mais dicas
Professora do litoral de SP dá dicas para controlar ansiedade e revisar conteúdos do Enem. Saiba mais:
Professora do litoral de SP dá dicas para controlar ansiedade e revisar conteúdos do Enem
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

