Cílios na régua: oftalmologista condena ‘moda’ de cortar os cílios, adotada por homens
Uma prática recente adotada por homens vem preocupando os oftalmologistas: a de cortar os cílios para garantir um visual mais definido e masculino. A ‘moda’ - chamada de ‘cílios na régua’ - começou fora do Brasil e danificar o globo ocular. Além disso, os cílios são uma barreira física contra detritos, funcionando como uma proteção para os olhos.
A oftalmologista Liana Tito condenou a prática explicou ainda no Bem-Estar que, na raiz dos cílios, existem glândulas que produzem uma quantidade adequada de gordura para compor a lágrima.
“Cortar os cílios pode causar lesões cortantes nas pálpebras e na superfície ocular, como as conjuntivas e a córnea. Além disso, se existir alguma lesão por conta dessa lesão cortante, é uma porta de entrada para bactérias, causando lesões infecciosas graves. Por favor, não cortem os cílios. Você pode estar causando um dano à sua saúde ocular”, alerta a médica.
Além disso, se a pessoa corta muito os cílios, quando eles começam a crescer, ele perde a sua anatomia e isso pode causar irritação e vermelhidão na superfície do olho.
Cílios na régua: oftalmologista condena ‘moda’ de cortar os cílios, adotada por homens
reprodução Bem-Estar
LEIA TAMBÉM:
Queimadura nos olhos após uso de sérum para cílios: internautas relatam reações e médicos fazem alerta
Os riscos à saúde de usar extensões de cílios