G1

CNJ faz fiscalização administrativa no gabinete de desembargador suspeito de favorecer integrantes de facções criminosas com decisões judiciais


Desembargador Cairo Ítalo, da 5ª Câmara Criminal do Rio.

Reprodução

Equipes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizam uma fiscalização administrativa, na manhã desta segunda-feira (29), no gabinete do desembargador Cairo Ítalo. As investigações apuram suspeitas de que o magistrado teria favorecido integrantes das facções criminosas Comando Vermelho (CV) e do Povo de Israel em decisões judiciais.

(Correção: O g1 errou ao informar que equipes do CNJ realizavam buscas no gabinete do desembargador Cairo Ítalo. Na realidade, tratava-se de uma fiscalização administrativa. A informação foi corrigida às 10h54).

O magistrado está afastado da 5ª Câmara Criminal do Rio durante as investigações.

O Tribunal de Justiça informou que não vai comentar o caso, pois o processo tramita sob sigilo. O g1 também busca posicionamento da defesa do desembargador.

📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça

A operação teve como estopim um habeas corpus que garantiu a soltura de Sam da Caicó, chefe do Comando Vermelho condenado a 147 anos de prisão.

Transferido de Bangu 1 para a Penitenciária Federal de Catanduvas (PR), ele alegou, por meio da defesa, problemas de saúde crônicos e crises convulsivas, que não seriam tratados adequadamente na unidade federal.

Apesar da recomendação médica de nova avaliação, a remoção não foi suspensa, e os advogados pediram seu retorno ao Rio.

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.