G1

Com imagem de Musk, Zuckerberg e CEOs de big techs, revista Time escolhe 'arquitetos da IA' como pessoas do ano em 2025


Revista Time escolhe 'arquitetos da IA' como pessoa do ano em 2025

Reprodução

A revista norte-americana Time escolheu os personagens "arquitetos da IA" como pessoas do ano em 2025. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (11).

A Time escolhe a personalidade do ano desde 1927 e a publicação já concedeu capas controversas a figuras como ditador Adolf Hitler (1938) e o líder soviético Josef Stalin (1939 e 1942).

No ano passado, o escolhido foi Donald Trump, vencedor das eleições presidenciais dos EUA.

Em uma das duas capas divulgadas na edição de 2025, a revista mostra, em uma imagem gerada por IA, CEOs de big techs como Mark Zuckerberg (Meta), Lisa Su (AMD), Elon Musk (Tesla, SpaceX), Jensen Huang (Nvidia), Sam Altman (OpenAI), Satya Nadella (Microsoft), entre outros.

📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça

Veja os vídeos que estão em alta no g1:

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Na imagem, os executivos estão sentados em uma estrutura de aço no topo de um prédio, conversando.

A criação da Time é uma referência à foto tirada em 1932 de 11 operários em cima de uma viga durante a construção do arranha-céus Rockefeller Plaza, em Nova York (veja abaixo).

LEIA MAIS:

Nvidia: como um ex-lavador de pratos criou a empresa mais valiosa do mundo

O que países estão fazendo para regular o acesso de crianças às redes sociais

Impressionante e preocupante

"2025 foi o ano em que todo o potencial da inteligência artificial se revelou, e quando ficou claro que não haveria volta", escreveu a revista.

"Por inaugurar a era das máquinas pensantes, por impressionar e preocupar a humanidade, por transformar o presente e transcender o possível, os Arquitetos da IA ​​são as Personalidades do Ano de 2025 da TIME."

Segundo o editor-chefe da revista, Sam Jacobs, a pessoa do ano "é uma maneira poderosa de concentrar a atenção do mundo nas pessoas que moldam nossas vidas". "E, neste ano, ninguém teve um impacto maior do que os indivíduos que imaginaram, projetaram e construíram a IA."

No texto, a Time explora como a IA mudou o mundo ao longo do ano, de diferentes maneiras, e "às vezes assustadoras".

Ela também entrevista Jensen Huang, da Nvidia, cujos chips estão impulsionando o boom da IA, e investidores em inteligência artificial, como o CEO do SoftBank, Masayoshi Son.

“Não faz muito tempo, o ex-engenheiro [Huang] dirigia uma empresa bem-sucedida, porém pouco conhecida, especializada em processadores gráficos para videogames. Hoje, a Nvidia é a empresa mais valiosa do mundo, graças a um quase monopólio nos chips avançados que impulsionam um boom de IA que está transformando o planeta”, diz a revista.

O texto também aponta aspectos preocupantes da IA, como o suicídio do jovem norte-americano Adam Raine, de 16 anos, em abril deste ano. Seus pais processaram a OpenAI e culparam a empresa pela morte do filho, devido a conversas dele com o ChatGPT.

O lavador de pratos que criou a Nvidia, a empresa mais valiosa do mundo

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.