G1

Conheça a Biotravessia, nova série do Terra da Gente que cruza os biomas brasileiros a bordo de um motorhome


Terra da Gente cruza o Brasil de motorhome rumo à COP 30, em Belém (PA)

Pixabay

A contagem regressiva para a COP 30 já começou e o Brasil intensifica os preparativos para receber um dos maiores eventos ambientais do planeta. E o Terra da Gente não poderia ficar de fora.

O encontro coloca a Amazônia no centro do debate global, reforçando a importância de proteger a maior floresta tropical do mundo e, ao mesmo tempo, valorizar a diversidade dos biomas brasileiros.

É nesse cenário que nasce a série Biotravessia, uma produção que atravessa o país a bordo de um motorhome para mostrar experiências de resistência e conservação da natureza. A aventura começa de caminhonete, e o motorhome se junta ao percurso para reforçar o trajeto.

Biotravessia percorre todos os biomas brasileiros e apresenta projetos dedicados à proteção de animais em risco

Arquivo TG

“Nosso desafio é mergulhar neste Brasil profundo, fora do eixo das grandes cidades, que tem um ritmo próprio e o desafio de viver em equilíbrio com a natureza. Nosso objetivo é mostrar as belezas e os desafios para manter cheio de vida essas paisagens naturais”, explica o repórter Paulo Augusto.

“A grande missão é provocar uma reflexão sobre como lidar com os problemas climáticos e mostrar quanta coisa pode ser afetada, pode deixar de existir se não fizermos nada. O futuro é agora, por isso o TG vai embarcar sob rodas nesta aventura”, completa.

A expedição percorre todos os biomas brasileiros e apresenta projetos dedicados à proteção de animais em risco. A estreia será em 13 de setembro, com dez episódios semanais exibidos até o último dia da conferência.

A estreia da série Biotravessia será em 13 de setembro, com dez episódios semanais exibidos até o último dia da conferência

Arquivo TG

Uma travessia pelos biomas do Brasil

Do Pampa, no extremo sul do Rio Grande do Sul, até o coração da Amazônia, a equipe viaja milhares de quilômetros em busca de relatos que muitas vezes ficam à margem.

Entre eles, a luta para salvar os pequenos felinos do Pampa – bioma exclusivo do estado e o menos protegido do país.

O Brasil abriga sete espécies de felinos de pequeno porte.

Projeto Felinos do Pampa

Em Santa Catarina, o foco será o papagaio-de-peito-roxo, ave ameaçada que depende da Mata Atlântica preservada para sobreviver.

No Paraná, o destaque será as onças do Parque Nacional do Iguaçu. Em outra região do estado, a atenção se volta para as imponentes araucárias, árvores centenárias que representam não apenas a paisagem paranaense, mas também um patrimônio natural em risco.

“Eu já participei de vários projetos do Terra, desde julho de 1997, quando o programa começou. A COP 30 vai ser, com certeza, uma das viagens mais longas que nós vamos fazer. Espero mostrar o Brasil que tantas pessoas ainda não conhecem”, conta o cinegrafista José Ferreira Filho.

Indira e Pururuca caminham juntos pelo Parque Nacional do Iguaçu

Projeto Onças do Iguaçu

“Vamos usar vários equipamentos para registrar o que conseguirmos pelo caminho, incluindo duas câmeras, lentes específicas para pássaros e animais, e drone para dar dimensão geral aos locais em que estivermos. É uma grande oportunidade de levar para o público o que a natureza tem de mais impressionante”.

Em São Paulo, a série acompanha o trabalho de especialistas em meio ambiente que, há mais de oito meses, realizam expedições de monitoramento para mapear a qualidade da água do Rio Piracicaba e de seus afluentes.

Papagaio-do-peito-roxo poder ser visto na região de Urupema (SC)

Vanessa Kanaan/Divulgação

O estado também abriga a Fundação Lymington, criadouro científico referência mundial em cuidados com aves silvestres ameaçadas. Há mais de 20 anos, a instituição recebe, reabilita e prepara animais da fauna brasileira para que retornem à natureza, com foco na reprodução e soltura em áreas protegidas e monitoradas.

A rota ainda segue pelo Cerrado e Caatinga, onde espécies emblemáticas entram em cena: o pato-mergulhão, encontrado na Serra da Canastra, Chapada dos Veadeiros e Jalapão; a arara-azul-de-lear, na Bahia; e o papagaio-chauá, em Alagoas.

Ararajubas procriam em cativeiro, na Fundação Lymington, criada em 2004 em Juquitiba-SP

Divulgação/BluestOne.

No Pantanal, a jornada acompanha as onças-pintadas que vivem na maior planície alagável do planeta e são ícones da fauna brasileira.

“Vai ser uma experiência única. Já trabalhei como motorista de van, mas com motorhome nunca tive essa oportunidade. Dirijo veículos grandes há cerca de 10 anos, então já estou acostumado, mas é preciso ter cuidado com a velocidade e com a segurança de todos. A distância em linha reta até Belém é grande, e ainda vamos fazer paradas para gravações de reportagens pelo caminho. Cada quilômetro será percorrido com atenção e tranquilidade”.

Família de patos-mergulhões fotografada no PARNA Chapada dos Veadeiros

Andre Dib / Acervo do Instituto Pato-mergulhão

Um convite à aventura

A Biotravessia é mais do que uma viagem: é um convite para olhar de perto a riqueza natural do Brasil e refletir sobre o futuro que queremos. A estrada está só começando, e você é nosso convidado especial para embarcar nessa aventura com o Terra da Gente.

Venha descobrir como a vida resiste, floresce e pede proteção em cada canto do país, e sentir de perto a força e a beleza que pulsam em todos os biomas brasileiros.

Série Biotravessia percorre do Pampa, no extremo sul do Rio Grande do Sul, até o coração da Amazônia

Arquivo TG

VÍDEOS: Destaques Terra da Gente

Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.