Coronel foi afastado das funções administrativas
Divulgação
O coronel da Polícia Militar do Amazonas, Marcos Vinicius Poinho da Encarnação, é réu em processo criminal que apura a agressão contra sua ex-esposa. A Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público no dia 23 de setembro.
Imagens exclusivas obtidas pelo g1 nesta segunda-feira (17) mostram o coronel da Polícia Militar agredindo a ex-esposa, Iolanda Martins, em um posto de combustíveis em Manaus. As imagens foram registradas no mês de junho.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O juiz Rafael da Rocha Lima assinou a decisão no dia 23 de setembro, segundo apuração do g1. Ele determinou que o coronel seja citado para apresentar defesa em até 10 dias. Se não houver manifestação, um defensor público será nomeado. Até a última atualização, não há registro de resposta por parte do militar.
"Determino que sejam apensados os autos de Medidas Protetivas de Urgência referente aos fatos aqui apurados" , diz um trecho da decisão onde o magistrado determina medidas protetivas de urgência
➡️ Coronel da PM é afastado após mulher denunciar agressões por mais de 10 anos em Manaus
O caso
Em junho, Iolanda usou as redes sociais para relatar que sofria agressões pelo coronel há mais de dez anos. Segundo ela, disse que preferia não denunciar antes devido à preocupação com a família.
"Fui agredida pelo meu esposo, aquele que deveria cuidar e zelar por mim, me arruinou! Mas isso acontece desde 2012, eu que mascarava tudo pela minha família. Com lágrimas nos meus olhos, venho aqui dizer o quanto estou magoada, triste, e que Deus me ajude”, disse a vítima.
A Polícia Militar informou que o coronel foi afastado da diretoria administrativa, teve as armas recolhidas e será investigado por um Inquérito Policial Militar conduzido pela Diretoria de Justiça e Disciplina.
A Polícia Civil também abriu investigação, conduzida pela Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) Centro-Sul, para apurar as circunstâncias da denúncia. Até a última atualização, a defesa do coronel não havia se manifestado.
Vídeos mostram agressão de PM contra ex esposa

