Retomada acontece dois meses antes do prazo, a partir desta segunda-feira (19), mas a velocidade segue reduzida no trecho em obras, e a alternativa ainda passa por período de testes. Plataformas da estação Suzano ficavam lotadas por conta da baldeação obrigatória
Luiz Carlos Barradas/TV Diário
Os trens da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) voltaram a circular diretamente, nesta segunda-feira (19), entre as estações Estudantes, em Mogi das Cruzes, e Luz, em São Paulo, sem necessidade de baldeação na estação Suzano.
A circulação plena entre os dois sentidos foi retomada após 46 dias de restrições em Suzano, embora ainda com velocidade reduzida no trecho da obra, e acontece dois meses antes do previsto pela companhia.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Durante o período de restrições, quem embarcava nas estações Jundiapeba, Braz Cubas, Mogi das Cruzes e Estudantes era obrigado a descer em Suzano para fazer baldeação e seguir viagem rumo à capital. Agora, essa troca de trens deixa de ser necessária.
A solução encontrada pela CPTM foi a construção de uma terceira via, do lado oposto à via interditada. Essa alternativa permitiu que os trens voltassem a circular nos dois sentidos, ainda que com velocidade reduzida no trecho da obra. Segundo a companhia, a nova estrutura será submetida a uma semana de testes operacionais.
A interdição de uma das vias foi causada por uma obra emergencial em uma ponte ferroviária após a estação Suzano, iniciada em 4 de abril. A previsão inicial da CPTM era concluir a intervenção somente em agosto.
LEIA MAIS:
Manutenção em ponte aumenta intervalo entre trens das estações Estudantes e Luz
Trens da CPTM entre estações Suzano e Jundiapeba circulam por via única a partir desta quarta-feira
Passageiros da CPTM precisam trocar de trem a partir desta sexta-feira
Assista a mais notícias do Alto Tietê