
Ciclone extratropical deve causar chuva forte e ventos de até 100 km/h na Grande SP a part
A passagem de um ciclone extratropical pela costa da região Sudeste deve provocar temporais, rajadas de vento e risco de granizo em diversas regiões do estado de São Paulo a partir da madrugada deste sábado (8), segundo alerta emitido pela Defesa Civil estadual. Na noite desta sexta-feira (7), o órgão disparou alerta severo.
Na capital paulista, a previsão aponta chuva rápida ao longo do dia e da noite deste sábado (8), com temperaturas entre 16 °C e 26 °C.
Segundo o tenente Maxwel Souza, diretor de comunicação da Defesa Civil de São Paulo, o ciclone passou pelo sul do Brasil na sexta e, ao longo da madrugada e manhã deste sábado, vai se espalhar pelo estado de São Paulo, sobretudo na região do Vale do Ribeira.
"As áreas mais afetadas serão no litoral do estado. Todo litoral paulista, a Grande São Paulo, Campinas e Sorocaba", afirmou.
4 de 7 rajadas de vento acima de 90 km/h na Grande SP foram registradas desde 2023; condição será cada vez mais frequente
Alerta severo da Defesa Civil de SP
Reprodução
Para o tenente, há necessidade de atenção para os ventos, que podem ultrapassar os 100 km/h. Para ter ideia, ventos acima de 60 km/h já podem derrubar árvores e, acima dos 70 km/h, arrancar pela raíz.
"Não queremos ninguém sem energia elétrica por muito tempo, ninguém bloqueado em rodovias", disse.
A Climatempo prevê um sábado com chuvas rápidas, com sol entre nuvens pela manhã e tarde, e aumento da instabilidade à noite. No domingo (9), o tempo segue instável, mas com menor volume de chuva. A temperatura máxima cai para 21 °C, e a mínima será de 15 °C.
"Há previsão para bastante vento, no estado de São Paulo todo devido ao ciclone extratropical", afirmou Cesar Soares, meteorologista da Climatempo.
A formação do ciclone, associada ao calor pré-frontal, ao avanço de uma frente fria e a circulação atmosférica, cria condições para tempestades severas, com possibilidade de granizo isolado, grande incidência de raios e rajadas de vento intensas.
A Defesa Civil também alerta para microexplosões — descargas violentas de ar vindas de nuvens de tempestade, capazes de gerar ventos superiores a 200 km/h ao atingir o solo.
Cuidados durante tempestade com raios.
Reprodução/Globonews
Segundo os meteorologistas da Defesa Civil, as chuvas tendem a ser fortes e rápidas. Os acumulados previstos variam por região, sendo:
Acumulado de chuva muito alto: Presidente Prudente e Marília;
Acumulado de chuva alto: Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara;
Acumulado de chuva médio: região metropolitana de SP, Vale do Ribeira, Itapeva, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Baixada Santista e Litoral Norte.
Gangorra do tempo: cidade de SP tem calor e chuva nesta sexta; temperatura cai no fim de semana
Pessoas durante chuva na Avenida Paulista.
Paulo Pinto/Agência Brasil
Ainda segundo a Defesa Civil, as rajadas de vento podem chegar a:
115 km/h no Litoral Norte;
110 km/h na Baixada Santista, Vale do Ribeira e região de Itapeva;
100 km/h na região metropolitana de São Paulo e nas regiões de Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira;
95 km/h nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.
Integração com estados do Sul e Sudeste
Como a passagem do ciclone extratropical se desloca pelos estados do Sul em direção a São Paulo, as Defesas Civis de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro atuarão de forma integrada, segundo a Agência SP.
Durante a evolução do sistema, os Centros de Monitoramento dos quatro órgãos compartilharão informações em tempo real para acompanhar o deslocamento do ciclone e seu comportamento em cada estado, aumentando a acurácia das ações preventivas e de resposta.
Gabinete de crise mobilizado
Segundo a Agência SP, do governo estadual, todo o Sistema Estadual de Defesa Civil estará em prontidão, e a Defesa Civil mobilizará o gabinete de crise no sábado (8), que é o dia com maior potencial de tempo severo no estado.
Instituições como o Corpo de Bombeiros, Arsesp, Artesp, Fundo Social, SP Águas, Sabesp e concessionárias de energia e gás estarão reunidas no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil estadual.
Recomendações
Evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores;
Recolha objetos soltos em varandas e quintais;
Durante tempestades com raios, evite áreas abertas, estruturas metálicas e contato com água;
Nunca atravesse áreas alagadas;
Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e acione o Corpo de Bombeiros;
Em caso de emergência, acione imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193);
Acompanhe atualizações pelos canais oficiais e cadastre seu celular para receber alertas enviando o CEP por SMS para 40199.
Nunes é alvo de protesto de moradores por causa do corte de 118 árvores de bosque na Lapa: ‘Larga de ser babaca, oh, seu idiota’

