
Depois de dia caótico, Rio amanhece com vias liberadas
Após a megaoperação policial desta terça-feira (28), o comércio, o INSS e instituições de ensino do Rio modificaram o funcionamento nesta quarta (29), suspendendo atividades presenciais ou adotando o trabalho remoto por causa do clima de insegurança.
Outros serviços, como o Detran, funcionam normalmente. Confira abaixo a situação em cada setor.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Educação
A Secretaria Municipal de Saúde informou que as seis unidades de Atenção Primária que atendem a Penha e o Complexo do Alemão permanecem em funcionamento, e a rede estadual de saúde também opera normalmente.
A Secretaria de Estado de Educação informou que seis escolas suspenderam as aulas, e a orientação é que diretores avaliem a abertura de suas unidades para garantir a integridade de alunos e servidores, com o conteúdo pedagógico a ser reposto.
Universidades da cidade também adotaram medidas similares:
A Uerj suspendeu atividades presenciais das 7h às 12h30 desta quarta e divulgará orientações sobre o restante do dia;
A Unirio manteve suspensão total de atividades presenciais, incluindo o restaurante universitário;
A UFRJ interrompeu aulas e atividades administrativas presenciais na capital e em Duque de Caxias, exceto as consideradas essenciais;
A UFF suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas presenciais em Niterói. Apenas serviços essenciais seguem funcionando, e as atividades administrativas serão mantidas de forma remota.
Já a PUC-Rio transferiu aulas para o formato remoto, com gravações disponíveis na plataforma da instituição. As atividades administrativas presenciais também foram suspensas.
Comércio
O comércio segue com funcionamento opcional, cabendo a cada estabelecimento avaliar a abertura de acordo com a segurança de colaboradores e clientes.
O SindilojasRio recomenda medidas como flexibilização de horários, transporte custeado pela empresa em trajetos críticos e adoção do home office sempre que possível.
Supermercados
A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) informou que todas as lojas do setor estão abertas e funcionando normalmente nesta quarta.
Detran-RJ
O Detran-RJ informou que o funcionamento é normal em todo o estado, com exceção da unidade da Penha, no Penha Shopping, que não abrirá nesta quarta por motivos de segurança.
INSS
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não abrem nessa quarta. O órgão informou que todos os agendamentos afetados serão reagendados automaticamente e poderão ser consultados a partir das 14h pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135.
Saúde
As unidades da rede de saúde do estado funcionam normalmente.
Transportes
Apesar das medidas de segurança, o Centro de Operações e Resiliência (COR), da Prefeitura do Rio, informou que transportes públicos como BRT, VLT, metrô, SuperVia e Barcas operam normalmente, e não há ocorrências de grande impacto nesta quarta-feira.
A população foi orientada a evitar áreas de conflito e a acompanhar as atualizações pelos canais oficiais. Órgãos e instituições seguem monitorando a situação para retomar as atividades quando houver segurança.
Operação policial contra o Comando Vermelho é a mais letal da história do Rio
Jornal Nacional/ Reprodução

