
Dia de Finados: tecnologia ajuda famílias a eternizar lembranças
No Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, milhões de brasileiros prestam homenagens a familiares e amigos que já morreram. Para ajudar quem não pode estar presente fisicamente, a startup piauiense Jazygo criou uma plataforma digital que permite transformar a saudade em uma homenagem coletiva e permanente.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A Jazygo oferece uma alternativa para quem não consegue visitar o cemitério no Dia de Finados. A plataforma permite criar memoriais online, onde familiares e amigos compartilham fotos, vídeos, histórias e mensagens. O objetivo é manter viva a memória de quem já se foi, mesmo à distância.
Além de guardar lembranças, a plataforma funciona como um ponto de encontro virtual. No Dia de Finados, quando é comum visitar cemitérios, a Jazygo permite que pessoas deixem mensagens e relembrem momentos especiais, mesmo que estejam em cidades diferentes.
Ponto de encontro para o afeto e a partilha
Para o CEO da Jazygo, Marcos Sávio, a data é mais do que uma homenagem. “O Dia de Finados é um momento de introspecção e homenagem, mas também de união familiar em torno da memória. Entendemos que a distância física não pode ser um impeditivo para essa conexão”, afirma.
“Criamos o Jazygo para ser um santuário digital, um lugar onde cada história é preservada com a dignidade que merece e onde cada lembrança pode ser o fio que une avós, pais, filhos e netos", explicou o CEO.
"Queremos que a saudade seja um sentimento que conecta, e não o que isola. Nossa plataforma é a prova de que a tecnologia, quando usada com propósito, pode fortalecer nossos laços mais humanos”, completou Marcos Sávio.
O contador José Raulino Castelo Branco Filho foi um dos primeiros usuários da plataforma. Com ajuda da família, ele reuniu fotos e vídeos para homenagear o pai, José Raulino, que morreu há 10 anos.
“Falar de meu pai me emociona e saber que agora sua história servirá como legado para as próximas gerações me deixa muito feliz, pois a gente precisa deixar esse registro para quem não teve a oportunidade de conviver com ele”, diz.
A Jazygo mantém o respeito pela tradição do Dia de Finados, mas propõe uma nova forma de homenagear. Diferente das visitas presenciais, que acontecem em um único dia, os memoriais digitais podem ser acessados a qualquer momento. Assim, as histórias e ensinamentos de cada pessoa continuam vivos e disponíveis para as futuras gerações.
Sobre a Jazygo
A Jazygo é uma plataforma digital que permite criar memoriais online para homenagear pessoas que já faleceram. Com recursos multimídia e navegação simples, a startup piauiense surgiu no programa Startup Nordeste, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Piauí (Sebrae-PI). O objetivo é preservar histórias e fortalecer os laços entre gerações.
Startup criou memorial online com QR Code em túmulos
Divulgação
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

