É #FAKE mensagem de WhatsApp que se passa por Loggi e Jadlog e cobra valor para liberar encomenda; trata-se de golpe
Reprodução
Circula no WhatsApp uma mensagem que se passa por um alerta das empresas de logística Loggi e Jadlog e diz que uma encomenda está parada no centro de distribuição – o texto contém um link para "regularizar" a pendência e cobra uma taxa para liberação da mercadoria. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é a publicação falsa?
A mensagem do golpe passou a circular no WhatsApp no início do mês e procura fazer vítimas entre consumidores que estão à espera de encomendas. Há casos nos quais os criminosos citam corretamente os dados das vítimas, como nome, endereço e CPF – o que potencializa a fraude e dá mais poder de persuasão às quadrilhas.
O texto diz: "Prezado (a)" (nome do consumidor). Situação: pendência fiscal impede o envio do seu pedido. A encomenda encontra-se em nossa unidade de São Paulo, aguardando liberação para (endereço do consumidor). Enquanto a pendência não for regularizada, o despacho permanecerá suspenso. Assim que recebermos a confirmação, priorizaremos o envio e a entrega ocorrerá em até 2 dias úteis. Para regularizar: https:loggi.rastreioencomendasnovas.com".
Ao acessar o link, o consumidor é direcionado a um site que mostra ícones de outra empresa de logística, a Jadlog. O site exige dados como nome e CPF da pessoa. Em seguida, exibe a mensagem: "O seu pedido (cita o código) está em pendência de pagamento da Emex (Taxa de Emergência Excepcional). O pagamento é obrigatório para emissão da nota fiscal e despacho do produto".
O passo seguinte é exigir o pagamento de R$ 65,87 parta liberação da encomenda.
A taxa Emex existe, mas se trata de uma tarifa de emergência excepcional em áreas de alta criminalidade. Isso, no entanto, é calculado já no frete – antes do fechamento da compra. Ou seja: as transportadoras não "descobrem" que determinara área é perigosa só na hora da entrega e, então, decidem cobrar um valor adicional. Se você receber uma mensagem desse tipoe, fique atento: é golpe.
⚠️ Por que a mensagem é mentirosa?
O Fato ou Fake mostrou as mensagens às assessorias de imprensa da Loggi e da Jadlog. As empresas alertam que a mensagem é mentirosa. A Loggi alerta não envia mensagem por WhatsApp aos consumidores nem cobra taxas adicionais para liberar encomendas. A Jadlog afirma que se trata de um golpe e que o site mencionado no conteúdo viral é falso (veja, abaixo, as orientações de cada uma).
Golpes pelo WhatsApp envolvendo empresas de logística vêm se tornando frequentes.
Nesta segunda-feira (18), o Fato ou Fake publicou uma checagem com o seguinte título: É #FAKE mensagem de WhatsApp que se passa pelos Correios e cobra taxa para liberar encomenda; trata-se de golpe.
Orientações da Loggi
Veja, abaixo, o que diz a empresa:
Caso receba uma comunicação com um link não oficial da Loggi, não clique. Seja qual for o serviço solicitado, a Loggi, em nenhum momento, vai solicitar:
pagamentos de taxas para realização de entregas, por qualquer meio (PIX, WhatsApp, SMS, links, canais não oficiais);
dados e documentos pessoais;
foto facial para realizar uma entrega;
pagamentos fora do site ou aplicativo;
cadastro para contrato de trabalho com pagamento de taxas.
A Loggi também diz que não envia arquivos, anexos ou orienta a baixar aplicativos, orientando os clientes a nunca baixarem aplicativos fora da loja oficial do fabricante do aparelho celular do usuário.
Os canais oficiais da Loggi são:
Site – https://loggi.com/
Central de ajuda – para assuntos sobre envios
Redes sociais – LinkedIn, Instagram, TikTok, Youtube e Facebook
Rastreamento de encomendas – checar o rastreador (https://www.loggi.com/rastreador/)
Orientações da Jadlog
Veja, abaixo, o que diz a empresa:
A Jadlog diz que não solicita pagamentos por WhatsApp, e-mail ou redes sociais. Tampouco faz vendas diretas ou cobra taxas adicionais por meio de canais não oficiais.
Os canais oficiais da Jadlob são:
Site – jadlog.com.br
Reses sociais – Instagram, Facebook e @LinkedIn
É #FAKE mensagem de WhatsApp que se passa por Loggi e Jadlog e cobra valor para liberar encomenda; trata-se de golpe
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)