
     Rio sedia Fórum de Líderes Locais da COP30
O prefeito de Londres, Sadiq Khan, afirmou nesta segunda-feira (3) que é preciso “combater as notícias falsas” para enfrentar o agravamento da crise climática. A declaração foi feita durante a abertura do Fórum de Líderes Locais da COP30, que acontece no Rio de Janeiro até quarta (5).
“Queremos uma sociedade mais verde. A luta entre os que defendem ou saqueiam demanda urgência e coragem. Não tem desculpas. Mais ação em vez de apatia”, disse Khan.
“Para ter políticas de bem-estar das comunidades, é preciso combater as informações falsas. Temos o presidente dos Estados Unidos [Donald Trump] que nega [o aumento climático]. Alguém que se levantou na ONU e chamou a crise climática como falsa. Eles querem vandalizar as nossas casas com mais poluição. Queremos uma sociedade mais verde. Nossa tarefa é dura, mas se nos unirmos teremos alegria para a próxima geração no planeta”
O evento, que reúne mais de 300 especialistas internacionais e representantes de cidades como Paris e Cidade do México, marca a preparação para a COP30, semana que vem, em Belém.
Na mesma mesa de abertura, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), destacou a necessidade de incluir as cidades nos debates climáticos globais. “Precisamos ser ouvidos e incluídos como parceiros da COP. É necessário mais financiamento para o clima, principalmente para as cidades do Sul global”, afirmou.
Em vídeo exibido na cerimônia, o secretário-geral da ONU, António Guterres, destacou que “líderes locais estão tendo resultados mais rápidos” no combate ao aquecimento global, mas alertou que “a tarefa é imensa”.
O fórum faz parte de uma série de encontros que colocam o Rio como centro das discussões climáticas antes da conferência de Belém. Além do fórum, a cidade recebe nesta semana a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 e o prêmio ambiental Earthshot Prize, idealizado pelo príncipe William, do Reino Unido.
O prefeito de Londres, Sadiq Khan, na abertura do Fórum de Líderes Locais da COP30
Reprodução/TV Globo

