G1

Empresário alvo de operação por lavar dinheiro para o PCC presta depoimento à polícia

O empresário Haran Santhiago Girão Sampaio é ouvido no Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) nesta quinta-feira (6). Ele é um dos suspeitos de lavar dinheiro para o Primeiro Comando do Capital (PCC) por meio de postos de combustíveis.

Haran e a esposa, Thamyres Leite Moura Sampaio, compareceram à sede da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e em seguida foram encaminhados ao Draco.

A dupla de empresários investigados viajou na véspera da Operação Carbono Oculto 86, deflagrada na quarta pela Polícia Civil do Piauí. Entre a noite de quarta (5) e a madrugada de quinta (6), os dois foram alvos de busca e apreensão.

O empresário foi abordado por policiais civis no Aeroporto de Guarulhos, na noite da quarta-feira (5), quando voltava para Teresina. A polícia apreendeu um computador, um celular e uma quantia em dinheiro.

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

Danillo Coelho de Sousa foi localizado no Aeroporto de Teresina, onde os agentes apreenderam um notebook, um celular e valores em espécie. Danillo também é investigado por envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro estimado em R$ 5 bilhões e é aguardado para prestar depoimento pela tarde.

Como era o esquema

A operação apura um esquema de lavagem de dinheiro estimado em R$ 5 bilhões. Além dos postos de combustíveis, o grupo usaria empresas de fachada, fundos de investimento e fintechs para movimentar recursos e ocultar o patrimônio do PCC.

Segundo os investigadores, os empresários locais estão ligados aos mesmos fundos e operadores já identificados na Operação Carbono Oculto, considerada a maior já realizada contra o crime organizado no Brasil.

Para dificultar a identificação dos reais beneficiários, os suspeitos usaram nomes de laranjas, constituíram fundos e usaram fintechs para movimentações financeiras, mesmo modo de operação verificado na outra operação.

A investigação aponta ainda que os postos vendiam combustível adulterado e que usaram fraude fiscal para deixar de pagar milhões de reais em impostos.

Reportagem em atualização...

*Estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros.

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.