G1

Encerramento da Romaria de Finados reúne milhares em Juazeiro do Norte; processo de beatificação do Padre Cícero avança


Encerramento da Romaria de Finados reúne milhares de fiéis em Juazeiro do Norte (CE)

Patrícia Siva/TVM

A fé tomou conta de Juazeiro do Norte neste Dia de Finados. Milhares de romeiros se reuniram no Largo da Capela do Socorro para o encerramento da tradicional Romaria de Finados, marcada por orações, homenagens e emoção. O sinal da cruz, feito por muitos logo ao amanhecer, já indicava que o dia seria de devoção profunda ao Padre Cícero Romão Batista.

Segundo a Secretaria de Turismo e Romaria, cerca de 350 mil pessoas participaram da programação ao longo dos cinco dias. Vieram de várias partes do país, como Luciene Vidal, que saiu de Pernambuco para agradecer graças alcançadas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp

O reitor da Basílica de Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José da Silva, lembrou que a Romaria de Finados começou em 1934, após a morte do sacerdote. “Os romeiros vêm agradecer, visitar o túmulo e continuar vivendo a experiência de alcançar o céu que Padre Cícero ensinou”, disse.

Fiéus reunidos na missa de encerramento da Romaria dos Finados, em Juazeiro do Norte (CE)

Patrícia Silva/TVM

Além da fé, uma notícia mexeu com o coração dos fiéis: o processo de beatificação do Padre Cícero avançou. A fase romana foi oficialmente iniciada, com o reconhecimento da Santa Sé.

“O processo já está na Santa Sé, foi acolhido oficialmente. Agora começa a fase de estudo”, explicou o bispo da Diocese de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes.

Enquanto Roma avalia os próximos passos, a devoção popular segue firme. De acordo com a Diocese, o túmulo do sacerdote é um dos mais visitados do país nesta data. Para muitos romeiros, a visita é um gesto de fé e gratidão.

A Romaria de Finados continua sendo um dos maiores eventos religiosos do Ceará, reforçando Juazeiro do Norte como a capital da fé nordestina. Neste ano, a esperança dos fiéis se renova com a possibilidade de ver o 'Padim Ciço' reconhecido oficialmente como santo pela Igreja Católica.

Padre Cícero teve reconciliação com a Igreja Católica em 2015, atributo necessário para o processo de beatificação.

TV Verdes Mares/Reprodução

Assista aos vídeos mais vistos do Ceará

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.