G1

Encontro em Águas de São Pedro (SP) marca debates ambientais


Espécies brasileiras estarão em destaque em evento no final do mês de setembro

Acervo TG

De 26 a 28 de setembro de 2025, a cidade de Águas de São Pedro (SP) será palco de um dos maiores encontros sobre conservação já realizados no país. O ConservAção Brasil, que é gratuito e aberto ao público, é um dos eventos oficiais do movimento “São Paulo pelo Clima”, promovido pela Prefeitura de São Paulo.

As inscrições podem ser feitas pelo site conservacaobrasil.com.br. Para as oficinas, é necessário cadastro específico.

O evento é voltado para famílias, estudantes, professores, gestores públicos, pesquisadores, empreendedores, comunicadores e qualquer pessoa interessada em descobrir seu papel possível na conservação da sociobiodiversidade.

O Terra da Gente também estará presente com exibições especiais e dois painéis: um sobre educação ambiental e outro sobre a observação de aves como ferramenta de conservação. Confira a programação: https://conservacaobrasil.com.br/paineis/

Observação de aves é uma ferramenta importante no desenvolvimento da consciência ambiental

Acervo TG

Um episódio da série “BioTravessia”, que estreia neste sábado (13), é uma das atrações, além de um compacto da série “#Terra: a jornada de crescer junto à natureza”.

“A ideia é de que ao longo dos três dias, o ConservAção Brasil ocupe parte da cidade com atividades simultâneas, como plenárias temáticas, feira de exposição, oficinas práticas, trilhas, vivências educativas e um festival artístico noturno”, detalha Nondas Okiama, idealizador e um dos organizadores do ConservAção.

A proposta é aproximar o tema da conservação do cotidiano, com linguagem acessível e experiências que tocam tanto a razão quanto a emoção.

Série sobre relação das crianças com a natureza é uma das atrações do evento ConservAção Brasil

Acervo TG

Alguns dos destaques:

Plenárias simultâneas com temas como mudanças climáticas, sociobiodiversidade, cidades e meio ambiente, justiça climática, bioeconomia e inovação tecnológica aplicada à conservação;

Feira de Exposição com projetos, organizações e empresas apresentando soluções, produtos e serviços ligados à conservação e turismo de natureza;

Oficinas e atividades práticas de observação de aves, trilhas interpretativas, práticas artísticas, vivências para todas as idades e ações de enriquecimento ambiental;

Programação cultural com música, poesia, audiovisual e teatro, ampliando a conexão afetiva com a natureza.

Os painéis prometem despertar e mobilizar o público, veja alguns temas:

“Mata Atlântica em chamas” — por que o bioma úmido está queimando e quais os custos para a sociedade?;

“Mulheres na Conservação” — histórias inspiradoras de liderança, ciência e regeneração;

“Ciência Cidadã 4.0” — a tecnologia como aliada do monitoramento participativo da biodiversidade;

“Parques, Pessoas e Biodiversidade” — unidades de conservação como laboratórios vivos e salas de aula a céu aberto.

“O evento busca mostrar a importância de envolver a sociedade civil nesse debate e, juntos, construirmos uma discussão forte o bastante para vislumbrar futuros possíveis”, reforça Nondas.

O idealizador do ConserAção explica ainda que um dos objetivos principais é envolver as crianças nas atividades propostas.

Raridades são "espécies-bandeira" de várias regiões do país

Acervo TG

“Teremos mais de 20 oficinas com a proposta de impactar cerca de 600 crianças ao longo do evento. São atividades socioeducativas e socioambientais, desenvolvidas por profissionais renomados, que permitem às crianças vivenciar práticas transformadoras e levar essa sementinha plantada para dentro de suas casas”, compartilha Nondas.

“E se esse contato despertar mais um ecologista, um biólogo, um veterinário ou um engenheiro ambiental? Nesse caso, não estaremos apenas plantando uma semente, mas sim estruturando e adubando futuras grandes árvores que sustentarão o futuro do nosso país”, complementa.

O ConservAção Brasil

Segundo Nondas Okiama, o Conservação Brasil não é apenas o evento em si, mas sim um grande movimento.

“Ele parte da espinha dorsal formada pela biodiversidade e pelas comunidades tradicionais. Também traz a ciência e, nesse encontro entre comunidades e ciência, buscamos tratar o saber tradicional em horizontalidade com a ciência contemporânea, sem que um sobreponha o outro, pois ambos são importantes e necessários para o nosso progresso”, explica Nondas Okiama.

Nondas afirma que, para o movimento, não tem como fazer conservação se isso não envolver o todo. “É o grande ponto do nosso propósito: transformar essa conexão, porque ela foi se perdendo. Então o evento Conservação Brasil tem o objetivo de gerar novas conexões, despertar e reconectar as pessoas a esse tema tão importante”.

“A partir de uma abordagem inclusiva, de uma abordagem palatável e de fácil entendimento, conseguimos nos comunicar com a sociedade que se sente distante disso, trazendo informações e conteúdo interessantes o suficiente para ela entender que tudo aquilo que envolve o meio ambiente também afeta a vida dela, não importa onde ela esteja”, conclui.

Serviço

Data: 26, 27 e 28 de setembro de 2025

Local: Águas de São Pedro (SP) — múltiplos espaços da cidade

Evento gratuito, mas inscrições devem ser feitas pelo site https://conservacaobrasil.com.br/ (palestras + oficinas)

VÍDEOS: Destaques Terra da Gente

Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.