G1

Enem de Belém: 4 questões de matemática e de ciências da natureza já haviam sido antecipadas por Edcley Teixeira e colega


Prova de humanas do Enem também teve questões semelhantes às de Edcley

Assim como em 16 de novembro, na aplicação principal do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a edição específica para candidatos da Grande Belém, no último domingo (7), também trouxe questões basicamente iguais a itens que já haviam sido divulgados anteriormente em apostilas e grupos de Whatsapp.

Foram ao menos quatro perguntas de matemática e de ciências da natureza com números, problemas e alternativas idênticos aos de materiais antecipados:

duas estavam em apostilas do estudante de medicina Edcley Teixeira, de Sobral (CE), que já era investigado pela Polícia Federal;

uma adiantada por Eduardo Vasconcelos, monitor e parceiro de Edcley que deletou os próprios perfis nas redes sociais assim que o caso veio à tona (os dois já trocaram agradecimentos públicos pelo acesso a pré-testes do Enem);

e uma última cuja autoria não foi confirmada, mas à qual o g1 teve acesso mais de uma semana antes do Enem de Belém, por meio de "mentorados" por Eduardo. Procurado pela reportagem, o monitor não havia se manifestado até a mais recente atualização deste texto.

Veja a comparação mais abaixo.

📈COMO TIVERAM ACESSO ÀS PERGUNTAS? O g1 revelou, em primeira mão, que Edcley Teixeira havia descoberto que um concurso da CAPES (órgão do governo federal), aplicado para alunos do 1º ano da graduação, serviria como um “pré-teste” para o banco de questões do Enem— ou seja, traria conteúdos que potencialmente fariam parte do exame oficial em edições futuras. O estudante de medicina passou, então, a pagar para que estudantes participassem dessa prova, memorizassem o máximo de itens que conseguissem e passassem o material ao próprio Edcley, que o vendia.

➡️Na aplicação principal do Enem, em novembro, 8 perguntas foram adiantadas por Edcley. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apesar de ter anulado apenas 3 delas, mantém o discurso de que nenhum candidato foi prejudicado.

Veja a similaridade das questões de exatas:

1- Cilindros

As contas exigidas e os números do enunciado são idênticos. A única diferença é que uma pergunta pede o valor de r/R, enquanto a outra exige o de R/r.

Questão do Edcley:

Questão do Edcley - cilindro

Reprodução

Questão do Enem da Grande Belém

Questão do Enem de Belém - cilindros

Reprodução

2- Produtos

Observe que os cálculos exigidos e os números dos enunciados são exatamente iguais. A única diferença entre as questões é que a de Edcley pede o novo preço do produto (após o reajuste), enquanto a do Enem só pede que o candidato especifique de quantos reais foi o reajuste em si (sem a necessidade de fazer a soma).

Questão do Edcley

Questão do Edcley - produtos

Reprodução

Questão do Enem da Grande Belém:

Questão do Enem de Belém - produtos

Reprodução

3- Excreta

Questão de Eduardo Vasconcelos (monitor de Edcley)

Questão de Eduardo Vasconcelos - excretas

Reprodução

Questão do Enem da Grande Belém

Questão do Enem de Belém - excretas

Reprodução

4- Vacinas

Questão de autoria não confirmada, mas enviada ao g1 por clientes de Eduardo Vasconcelos mais de uma semana antes do Enem (a única diferença é a forma de apresentação da resposta: uma em decimal, outra com a fração equivalente a exatamente o mesmo número).

Questão antecipada

Questão antecipada - vacina

Reprodução

Questão do Enem 2025

Questão do Enem de Belém - vacina

Reprodução

Por que Belém fez o Enem depois? E a prova de Humanas?

Por causa da Conferência do Clima (COP30), realizada em Belém na 1ª quinzena de novembro, candidatos da capital paraense e das cidades de Ananindeua e Marituba prestaram a prova nos dois últimos domingos.

Na primeira semana, na prova de Humanas, o g1 analisou apostilas, lives e listas de exercícios publicados pelo cearense e encontrou a mesma tendência observada no primeiro domingo da aplicação oficial: no Enem de Belém, havia duas perguntas com temas próximos, recursos visuais semelhantes e palavras em comum em comparação aos materiais de Edcley. (veja abaixo e compare)

No entanto, essas similaridades ocorrem de forma menos explícita e clara do que as observadas em matemática e ciências da natureza, quando até os números (com frações e decimais) eram exatamente os mesmos. Ainda assim, candidatos sentiram-se injustiçados e protestaram nas redes sociais.

➡️É evidente que, em exatas, qualquer "coincidência" é muito mais improvável: a chance de alguém prever exatamente todas as alternativas de uma pergunta, sendo uma delas "125/216", por exemplo, é quase nula. Já em humanas, os temas abordados podem se repetir — como a citação a Adam Smith, um filósofo que cai com frequência em vestibulares.

Não é possível, portanto, sem investigação da Polícia Federal, "cravar" que as provas de Linguagens e de Ciências Humanas guardam necessariamente alguma relação com os pré-testes descobertos por Edcley. O que os alunos que prestaram o Enem 2025 do Pará alegam, no entanto, é que qualquer proximidade do Enem em relação a conteúdos antecipados em lives e apostilas já seria suficiente para a quebra de isonomia.

Veja abaixo as semelhanças encontradas na reaplicação do Enem na Grande Belém:

Exemplo 1 do Enem de Belém: charge sobre '13 anos' na escola

As questões trazem exatamente a mesma situação-problema, mas em idiomas diferentes. As alternativas corretas têm igual significado, apesar de outra formulação. E um adendo: uma pergunta parecidíssima havia aparecido no simulado de um cursinho pré-vestibular (2023) e em um perfil de Instagram (abril de 2025).

No Enem da Grande Belém:

Questão do Enem 2025 - edição da Grande Belém

Reprodução

Na apostila de Edcley:

Tirinha em português em material de Edcley traz o mesmo conteúdo abordado no Enem

Reprodução

No simulado de cursinho:

Simulado do SAS de 2023

Reprodução

No Instagram:

Post de Instagram em abril de 2025

Reprodução

Exemplo 2 do Enem de Belém - Pequeno Príncipe e indígenas

A semelhança aqui é menos notável: o tema abordado em ambas é a tradução de clássicos da literatura universal para línguas indígenas. No Enem paraense, a questão caiu na parte de espanhol, mencionando diversas obras (como "Patinho Feio" e "Pequeno Príncipe"). A apostila de Edcley tratava do mesmo fenômeno cultural, mas focava apenas neste último livro e estava em português.

Questão do Enem da Grande Belém

Pequeno Príncipe - questão do Enem da Grande Belém

Reprodução

Questão de apostila de Edcley:

Questão da apostila de Edcley trazia abordagem sobre traduções de clássicos para línguas indígenas

Reprodução

Provas de Humanas - Aplicação principal

Veja, a seguir, as semelhanças na prova de humanas da aplicação principal do Enem, em 9 de novembro. Por serem menos significativas que as encontradas em exatas, não entraram na lista do g1 com 8 perguntas antecipadas por Edcley.

Exemplo 3 - Enem principal - parasurf

As perguntas apresentaram alternativas diferentes, mas o mesmo eixo temático: a inclusão de pessoas com deficiência no esporte, por meio do parasurf.

No Enem 2025 (aplicação principal)

Questão sobre parasurf no Enem 2025

Reprodução

Na apostila de Edcley:

Questão de parasurf em apostila de Edcley

Reprodução

Exemplo 4 - Enem principal - Derrida

O filósofo é citado nos dois casos, mas com alternativas diferentes.

Na apostila de Edcley:

Derrida - apostila Edcley (parte 1)

Reprodução

Questão de Derrida - Edcley - parte 2

Reprodução

Questão do Enem 2025 (aplicação principal)

Questão sobre Derrida - Enem principal

Reprodução

Veja mais vídeos sobre o caso:

Estudante indicou respostas do Enem 8 meses antes da prova

Enem: o futuro e as questões antecipadas

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.