G1

Enquanto negociações de paz não avançam, Rússia e Ucrânia mantêm a guerra


Líderes da União Europeia se reuniram nesta quinta-feira (20), em Bruxelas, para discutir a segurança na Europa. Ucrânia ataca base aérea russa

Líderes da União Europeia se reuniram nesta quinta-feira (20), em Bruxelas, para discutir a segurança na Europa. Enquanto as negociações de paz não avançam, Rússia e Ucrânia mantêm a guerra.

Por vídeo, Volodymyr Zelensky reforçou os pedidos por mais pressão sobre a Rússia, mas também pediu mais pressão dentro da própria União Europeia - uma crítica ao primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, que bloqueia a adesão ucraniana ao bloco de 27 países. Nesta quinta-feira (20), 26 assinaram uma declaração de apoio à Ucrânia. Só faltou a Hungria, de Orbán. Faltou também uma resposta concreta a um pedido que Zelensky considera urgente: 5 bilhões de euros para munição.

Em uma visita a Oslo, Zelensky deu uma versão diferente da americana sobre a ligação de quarta-feira (19) entre ele e Donald Trump.

“Se os americanos querem tirar a usina nuclear de Zaporizhzhia do controle russo, investir, modernizá-la, é uma questão em aberto. Podemos falar sobre isso. Mas definitivamente não discutimos a propriedade dela com o presidente Trump”, afirmou.

Enquanto negociações de paz não avançam, Rússia e Ucrânia mantêm a guerra

Jornal Nacional/ Reprodução

Segundo a Casa Branca, Trump disse a Zelensky que os Estados Unidos podem ser muito úteis na operação de usinas nucleares. A diplomacia americana foi além e afirmou que a propriedade americana seria a melhor proteção. A usina de Zaporizhzhia é a maior da Europa, mas está em uma região ucraniana atualmente controlada por forças russas.

Enquanto negociam, os dois lados continuam a trocar ataques. Um bombardeio russo provocou grandes incêndios a madrugada na região central da Ucrânia. E drones ucranianos atingiram a importante base aérea russa de Engels, onde ficam aviões capazes de lançar armas nucleares.

Em meio a uma guerra, que também é de versões, avançam os planos para uma rodada de negociações na Arábia Saudita. Ucrânia e Rússia confirmaram que, na semana que vem, delegações dos dois países vão se reunir com representantes dos Estados Unidos. Mas não há previsão de russos e ucranianos na mesma mesa.

LEIA TAMBÉM

Volodymyr Zelensky diz estar pronto para suspender ataques ao setor de energia na guerra iniciada pela Rússia

'Posso te ligar em 15 minutos?': Zelensky dá 'corte' em Macron durante ligação; veja VÍDEO

Zelensky pede mais 5 bilhões de euros a aliados europeus para reforçar artilharia

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.