G1

Estudo do Detran revela aumento de mortes em acidentes de trânsito com motos em cidades da região; veja quais


Estudo revela aumento de mortes em acidentes de trânsito com motos em 5 cidades da região

Um levantamento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) aponta que, nos últimos 10 anos, as cidades de Holambra (SP), Valinhos (SP) e Mogi Guaçu (SP) apresentaram crescimento no número de mortes em acidentes de trânsito com motos. Enquanto isso, nenhum município da região de Campinas (SP) apresentou taxa de redução.

Para o estudo, foram considerados os dados de óbitos entre janeiro de 2015 e fevereiro de 2025, em escala mensal. O método utilizado foi um modelo estatístico que identifica tendências em séries temporais, mesmo sem distribuição específica de dados. Veja abaixo.

De acordo com essa metodologia, é calculado um coeficiente que varia entre -1 e 1, e para os municípios cuja taxa ficou próxima de 0 é considerado que há ausência de tendência.

📱 Baixe o app do g1 para ver notícias da região de Campinas em tempo real e de graça

Método usado

O Teste de Mann-Kendall é um método estatístico usado para identificar se há uma tendência de aumento ou queda em dados ao longo do tempo. Ele não exige que os dados sigam uma distribuição específica e consegue apontar se a tendência é significativa ou apenas fruto do acaso, sem medir a intensidade da mudança.

Um dos principais resultados do teste é o coeficiente Tau, que indica a direção e a força da tendência. O valor varia de -1 a 1: quanto mais próximo de 1, mais forte é a tendência de crescimento; quanto mais próximo de -1, mais forte é a tendência de queda; valores próximos de 0 indicam ausência de tendência.

Crescimento em cidades da região

No levantamento, foi observado que houve aumento nos óbitos de pessoas em motocicletas em 47 cidades do estado. Já as mortes de pedestres cresceram em 12 cidades e as de ciclistas aumentaram em 11.

Na região de Campinas, 3 cidades tiveram aumento no número de mortes de ocupantes de motocicletas: Holambra (SP), com coeficiente de 0,2194; Valinhos (SP), com 0,2011; e Mogi Guaçu (SP), com 0,1564.

Em relação aos óbitos de pedestres, Louveira apresentou crescimento, com coeficiente de 0,1509. Nenhuma cidade da região vivenciou aumento significativo de mortes de ciclistas em acidentes de trânsito.

A única redução no número de mortes foi em relação aos pedestres, na cidade de Campinas. O coeficiente dos óbitos de pedestres na metrópole ficou em -0,1648.

Para o especialista em trânsito Luiz Vicente, o trabalho de conscientização de condutores é importante para reduzir os números de mortes.

"Quando nós trabalhamos a parte educacional, é um trabalho de formiguinha, é um trabalho passo a passo para conscientizar. Mês a mês, isso vai contribuir significativamente para a redução de acidentes e mortes nas cidades", afirma.

Estudo do Detran revela aumento de mortes de motociclistas em cidades da região de Campinas em 10 anos

Reprodução EPTV

VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região

Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.