Avião de pequeno porte cai em Sergipe
SSP/SE
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), disse que a aeronave que vitimou o piloto Alexandre de Franco Farias, em Capela (SE), bateu em um cabo da rede elétrica antes de cair. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (13).
Segundo o Cenipa, o relatório ainda é preliminar e não foi concluído. Porém, já é possível afirmar que a aeronave decolou da área de pouso para uso aeroagrícola e, durante um tiro de aplicação, a aeronave colidiu contra o cabo e caiu no solo. As investigações seguem em andamento e o relatório classifica o acidente como operação a baixa altitude.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
A aeronave era do modelo EM-2010 e pertencia à empresa R Pilau Serviços, que informou que o avião estava com a documentação regular.
O Instituto Médico Legal informou que o piloto morreu por diferentes lesões e traumatismos em virtude do impacto. Também foi coletado material genético para realização de exame toxicológico.
Quem era o piloto
O piloto Alexandre de Franco Farias morreu em um acidente aéreo em Sergipe.
Arquivo Pessoal
Alexandre de Franco Farias tinha 52 anos e fazia parte do quadro de funcionários da R Pilau Serviços havia cerca de um ano, mas ele já havia outras experiências no setor de pulverização agrícola.
Familiares do piloto estiveram no IML em Sergipe para fazer o reconhecimento do corpo, que foi levado para a cidade de Presidente Prudente (SP), onde Alexandre nasceu e foi sepultado. Ele deixou esposa e uma filha.
Durante a carreira, o piloto também foi vítima de outro acidente aéreo, em 2016, quando a aeronave que ele pilotava apresentou problemas e acabou ‘capotando’ ao pousar, no aeroporto de Santo Antônio de Leverger, a 35 km de Cuiabá, no Mato Grosso.
Piloto paulista morre após acidente aéreo com avião de pequeno porte em Sergipe.
SSP/SE e Arquivo Pessoal
Sobre o acidente
O acidente ocorreu no fim da manhã do dia 4 de julho deste ano, em uma área de canavial nas proximidades do município de Capela. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública de Sergipe. O piloto morreu no local e foi a única vítima do acidente.
O Instituto Médico Legal foi acionado para buscar o corpo. Equipes do Grupamento Tático Aéreo (GTA), do Corpo de Bombeiros e Samu também atuaram na ocorrência.
Piloto morre após queda de avião de pequeno porte em Sergipe
Avião de pequeno porte cai em Sergipe.
g1
Aeronave que caiu em Sergipe
Leonardo Barreto/TV Sergipe