
Famílias não encontram túmulos de parentes no Campo da Esperança, no DF
No cemitério Campo da Esperança da Asa Sul, várias famílias foram surpreendidas neste Dia de Finados ao não encontrar os túmulos de entes queridos — áreas de algumas quadras foram soterradas por obras que ocorrem no local, segundo os familiares.
Visitantes que prefiram não se identificar contaram que uma família precisou cavar para encontrar uma sepultura. Jardineiros informaram à reportagem que a terra foi colocada recentemente.
Na tarde deste domingo (2), a TV Globo flagrou familias perdidas, procurando túmulos em círculos. Também ncontrou montes de terra cobertos por grama e placas de concreto, como se novos jazigos estivessem sendo formados (veja imagem abaixo).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Em nota, a Campo da Esperança Serviços Ltda. afirmou que a colocação de terra sobre as áreas de covas rasas é um "procedimento previsto nas atribuições da concessionária", necessário para reforçar e nivelar o solo, e que não há soterramento de túmulos (leia a nota na íntegra ao fim da reportagem).
Jazigos cobertos
Montes de terra cobertos por grama no Cemitério Campo da Esperança, da Asa Sul.
TV Globo
Em alguns pontos, jazigos ficaram totalmente cobertos. Em outros, apenas a tampa ou parte das estruturas permanecem à vista. Em algumas quadras, as placas de identificação foram engolidas pela terra.
Entre a terra revolvida, há túmulos quebrados e até restos da estrutura metálica de caixões.
A agente de turismo Lílian França Rodrigues contou que não encontrou o túmulo da irmã e que o do irmão só achou porque parte estava exposta.
“A gente não encontrou nada, não tem túmulo. É como se o trator tivesse passado e jogado terra em todos os túmulos ao redor. Eu só encontrei o do meu irmão porque ele estava metade descoberto, e eu afastei a terra com a mão e vi o nome dele”, relatou.
A Polícia Civil informou que familiares que verificarem irregularidades em jazigos devem procurar a delegacia mais próxima para registrar o caso.
Falta de iluminação em Taguatinga
Escuridao no cemitério de Taguatinga.
No cemitério de Taguatinga, visitantes reclamaram da falta de iluminação no início da noite.
Segundo relatos, o local ficou muito escuro, o que dificultou a saída das famílias.
Em um vídeo obtido pela TV Globo, visitantes usam a laterna do celular para iluminar o local (veja o vídeo acima).
"As lâmpadas estão todas queimadas [...] Não conseguimos nem ver as outras pessoas", disse Domício do Carmo à TV Globo.
O que diz o Campo da Esperança
"A Campo da Esperança Serviços Ltda. informa que: A colocação de camada extra de terra sobre a área onde estão as covas rasas, modalidade em que as urnas são sepultadas diretamente no solo, e em algumas áreas antigas é um procedimento necessário para reforçar e nivelar o solo. Portanto, não há ilegalidade nem desrespeito na execução desse serviço. Pelo contrário, ele está previsto nas atribuições da concessionária.
Vale ressaltar que em algumas áreas o processo ainda não foi finalizado e que as sepulturas estão devidamente mapeadas. O trabalho de realocação da terra é feito com planejamento da empresa.
Nas sepulturas com estruturas de gavetas internas (cemitério-parque) não há depósito de camadas de terras, visto que o projeto criado para elas não permite camada extra de terra. O procedimento somente é feito nas áreas com covas rasas e nas áreas antigas que precisam ser niveladas para atender à legislação. Não há soterramento de campas, a terra é depositada ao redor, para que os cemitérios fiquem o mais plano possível.
Uma das imagens enviadas pela produção mostra a construção de novos jazigos, atividade rotineira nos cemitérios. Nessa área não há sepulturas sendo utilizadas. Ou seja, não se trata do mesmo procedimento de colocação de camada extra de terra.
Outra atividade rotineira é o controle das chamas das velas depositadas no cruzeiro. O objetivo é evitar o alastramento do fogo e possíveis acidentes"
Jazigo coberto de terra no cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul.
TV Globo
LEIA TAMBÉM:
ELEIÇÕES 2026: DF já tem pelo menos cinco pré-candidatos ao governo; veja nomes
ASA NORTE: homem é preso por tentar agarrar funcionárias de um bar
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

