G1

'Foram duas semanas trabalhando a voz dele'; autores explicam samba com IA que recria voz de Dominguinhos do Estácio


IA recria voz de Dominguinhos do Estácio em disputa de samba da Viradouro; ouça a íntegra

O uso da inteligência artificial para recriar a voz de Dominguinhos do Estácio em um samba concorrente da Unidos do Viradouro para o Carnaval 2026 tem provocado comoção no meio do samba — e levou mais de um ano entre ideia, testes e execução.

“Foram duas semanas trabalhando a voz dele e 5 horas no estúdio. A gente vinha amadurecendo essa ideia há mais de um ano, porque era inevitável que fosse acontecer. Pensamos que seria bom sermos os pioneiros, mas faltava algo que caísse como uma luva. E veio: o enredo sobre o Mestre Ciça”, contou Marcelo Bertolo, um dos autores da obra.

📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça

Segundo ele, os primeiros testes com inteligência artificial não tiveram o resultado ideal.

“Esse ano, a tecnologia evoluiu e ficou como a gente idealizava. A gente sabia que poderia causar comoção por um lado, crítica por outro, então procuramos fazer algo muito respeitoso”, afirmou.

Dominguinhos do Estácio

Reprodução/Redes sociais

A escolha por Dominguinhos se deu pela relação direta entre ele e o homenageado do enredo da Viradouro. Os dois trabalharam juntos tanto na Estácio quanto na própria Viradouro, e a melodia do samba foi construída com referências a obras marcantes interpretadas por Dominguinhos com a bateria de Ciça.

A família de Dominguinhos autorizou o uso da voz no projeto. A filha, Lívian Ferreira, participou diretamente do processo e acompanhou a gravação no estúdio.

“Eu chorei muito, fiquei muito nervosa. A gente se abraçou, choramos juntos, parecia que ele estava ali com a gente”, contou Lívian.

Segundo ela, o resultado surpreendeu a todos.

“Minhas irmãs ficaram super emocionadas. Ficaram: ‘Como que isso aconteceu? Parece que é ele, né?’. Não parece ser uma inteligência artificial. Para nós, que amamos o samba, foi muito especial poder ouvir um pouquinho da voz dele e sentir que ele estava ali. Foi perfeito”, destacou a herdeira do intérprete.

LEIA MAIS:

IA ‘ressuscita’ Dominguinhos do Estácio em disputa de samba da Viradouro; ouça

Entenda como IA colocou a voz de Dominguinhos do Estácio em um samba concorrente na Viradouro

Homenagem divide opiniões

Dominguinhos do Estácio

Reprodução / Facebook Dominguinhos do Estácio

A proposta de usar inteligência artificial na disputa pelo samba-enredo tem gerado repercussão nas redes sociais. Muitos internautas se emocionaram com a homenagem a Dominguinhos e passaram a torcer para que o samba chegue à final.

“Um dos sambas mais lindos que eu já escutei. Absurdo esse refrão. Tem que ser esse, não tem jeito”, escreveu um comentário.

“Isso é covardia. Precisa nem ter disputa. Viradouro, é esse. Vai ser emoção, coração é campeão”, disse outro.

Houve também quem elogiasse o samba, mas fizesse ressalvas à tecnologia: “Torcendo por esse. Tirando a IA, achei bizarro. Acho que o Wander vai abrilhantar muito. Ciça merece.”

Outros internautas, no entanto, foram mais críticos.

“Essa IA com a voz do Dominguinhos ficou horrível. Por que fizeram isso com a voz dele?”, questionou um usuário.

“A escola deveria proibir o uso de voz gerada por IA. Daqui a uns tempos vão dispensar até os intérpretes vivos”, escreveu outro.

Dominguinhos do Estácio

Reprodução/Redes sociais

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.