
Uma semana depois da megaoperação no Rio, forças de segurança fizeram uma nova ofensiva contra o Comando Vermelho. Desta vez, a ação mobilizou policiais da Bahia e do Ceará.
A operação da Polícia Civil da Bahia cumpriu 38 mandados de prisão - a maioria em Salvador e em duas cidades no sul do estado. Também participaram agentes de outras forças de segurança.
Mas foi no Ceará que a polícia chegou aos dois principais alvos. Em Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, a polícia prendeu Luís Lázaro Santana Alves, o "LL". De acordo com as investigações, ele era o chefe do Comando Vermelho no bairro da Liberdade e na região da Cidade Baixa, em Salvador. Distribuía drogas e armas para integrantes da facção e ordenava assassinatos.
"Ele fazia determinação em relação aos bondes, às matanças, ou seja, todos os assassinatos que foram cometidos foram através da diretriz dele”, afirma André Viana, delegado-geral da Polícia Civil da Bahia.
"LL" foi capturado com a mulher, Mariele Silva Santos, apontada pela polícia como a operadora financeira do grupo criminoso.
Forças de segurança fazem operação contra o Comando Vermelho na Bahia e no Ceará
Jornal Nacional/ Reprodução
Durante o cumprimento de um mandado em Salvador, um homem que não era alvo da operação reagiu e morreu. Segundo a polícia, ele estava armado, usava roupas camufladas e tinha mandado de prisão em aberto. Depois da morte, moradores queimaram pneus na principal avenida do bairro. O protesto terminou no início da tarde.
As investigações começaram há um ano. Além das prisões, a polícia quer asfixiar financeiramente essa organização criminosa. A Justiça determinou o bloqueio de 51 contas bancárias de pessoas ligadas à facção.
"Hoje não há fronteiras entre os estados. Tem necessidade de a gente fazer a busca eventual, como fizemos hoje, de uma liderança em outro estado da federação. E, logicamente, a busca também pelo asfixiamento financeiro, com o bloqueio de bens, o sequestro de valores, o bloqueio de contas bancárias, que são utilizadas, logicamente, para retroalimentar o crime”, diz Marcelo Werner, secretário de Segurança Pública da Bahia.
LEIA TAMBÉM
Um suspeito morre e mais de 30 são presos na Bahia em operação policial contra o Comando Vermelho
Chefe e responsável financeira: saiba quem é casal baiano preso em operação contra Comando Vermelho

