G1

Furto de energia em Tatuí poderia abastecer 1.600 casas por um mês


Furto de energia em Tatuí poderia abastecer Cesário Lange (SP) por 48 horas

Nos primeiros seis meses de 2025, o volume de energia elétrica furtada ou desviada em Tatuí (SP) — prática popularmente conhecida como “gato”, que causa prejuízo aos consumidores — seria suficiente para abastecer 1.600 residências por um mês.

Segundo a distribuidora de energia, equipes realizaram mais de 300 inspeções na região e identificaram 106 irregularidades, totalizando 328 mil quilowatt-hora (kWh). Essa mesma quantidade de energia poderia iluminar uma cidade de 19 mil habitantes, como Cesário Lange (SP), por 48 horas.

📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp

Para alcançar esse resultado, foram realizadas diversas operações ao longo do semestre, com apoio da Polícia Militar e do Instituto de Criminalística.

O furto ou desvio de energia é considerado crime, enquadrado no artigo 155 do Código Penal. Os infratores podem ser multados, ter o fornecimento de energia suspenso e serem obrigados a indenizar a concessionária, além de estarem sujeitos a prisão.

Furto de energia em Tatuí abasteceria 1.600 casas por um mês

Reprodução/TV TEM

Além do prejuízo financeiro, ligações irregulares oferecem risco de acidentes, incêndios, sobrecarga e interrupção do fornecimento de energia.

As autoridades reforçam a importância de denunciar qualquer desvio de energia. Em Tatuí, os moradores podem fazer denúncias pelo telefone 0800-701-0102.

Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.