O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, vai receber o Grande Colar, concedido a chefes de estado, de governo e dos demais poderes da União. Lula (PT), Dilma Rousseff (PT) e Jair Bolsonaro (PL) já foram agraciados. Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB)
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O governo de Minas Gerais vai homenagear 171 pessoas na cerimônia a Medalha da Inconfidência nesta segunda-feira (21).
O Grande Colar, honraria mais importante concedida na data, será entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). A cerimônia será realizada em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais.
O Grande Colar condecora, exclusivamente, chefes de estado, de governo e dos demais poderes da União.
Ela foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitschek e é entregue, tradicionalmente, no dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira.
"Com forte atuação nos bastidores do parlamento, Motta foi o deputado mais jovem a ser eleito para comandar a Casa do Legislativo federal, no ano passado, aos 34 anos. Ele recebeu 444 votos e foi confirmado em primeiro turno. O agraciado também já havia sido o mais jovem deputado federal do Brasil eleito, aos 21 anos, com mais de 86 mil votos", afirmou o governo de Minas, em material enviado à imprensa.
Medalhas
Nos dois últimos anos, a honraria de grau máximo foi concedida aos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (2024) e Michel Temer (2023).
Além do Grande Colar, que será entregue a Hugo Motta, 40 pessoas vão receber a Grande Medalha, 58 serão homenageadas com a Medalha de Honra, e outras 72, com a Medalha da Inconfidência.
Entre os agraciados neste ano, estão o atual prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, a comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Jordana Daldegan e o empresário Rubens Menin.
Coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
Divulgação / CBMMG
Álvaro Damião (União Brasil)
Reprodução/TV Globo
Vídeos mais vistos no g1 Minas: