
Macrodrenagem do Canal União é entregue em Belém.
João Caio / Ag. Pará
O Governo do Pará entregou, neste sábado (8), a obra de macrodrenagem do canal União, no bairro do Marco, em Belém. A obra foi iniciada em janeiro de 2024 e tinha previsão de término para maio de 2025.
O canal União faz parte da macrodrenagem da Bacia do Tucunduba e contou com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 56,7 milhões.
A maioria dos canais do Tucunduba estão sendo reformados pelo governo do Estado, com investimento da COP 30, por meio do BNDES.
A Bacia do Tucunduba passa por seis bairros, em Belém: Marco, Terra Firme, Guamá, São Brás, Curió-Utinga e Canudos.
Participaram da cerimônia o governador do Estado, Helder Barbalho, a vice, Hana Ghassan, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e a diretora Socioambiental do Banco, Tereza Campello.
Canal União
A obra reduz riscos de alagamentos, melhora as condições sanitárias e amplia a mobilidade e a qualidade dos espaços públicos.
Além da requalificação, o projeto contempla novas redes de abastecimento de água, esgoto e drenagem, além da construção de cinco pontes e oito passarelas.
Segundo o governo do Pará, a macrodrenagem da Bacia do Tucunduba deve beneficiar mais de 300 mil pessoas.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Macrodrenagem Bacia do Tucunduba
Canais entregues
Tucunduba
Mundurucus
Timbó
Gentil Bittencourt
Cipriano Santos
José Leal Martins
Vileta
União
As obras dos oito canais foram realizados pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), com recursos do tesouro estadual, em parcerias com instituições como Itaipu Binacional e BNDES.
Canais em reforma
Sapucajuba
Caraparu
Lago Verde
Canais não incluídos nas obras
Nina Ribeiro
Angustura
Belém é a nova capital do Brasil, durante a COP 30
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA

