G1

Governo mantém intenção de negociar com EUA apesar de o presidente Trump ainda não ter demonstrado interesse em dialogar


a 4 dias pro tarifaço de Trump, não existe acordo no horizonte

Enquanto o prazo vai se esgotando, o governo brasileiro repete o discurso de que pretende negociar com os Estados Unidos, apesar de o presidente Trump ainda não ter demonstrado interesse em dialogar.

Durante um evento no Rio de Janeiro, o presidente Lula voltou a dizer que espera a abertura de um canal oficial de diálogo com os Estados Unidos, que Trump reflita sobre a importância do Brasil e aceite negociar.

A Confederação Nacional da Indústria defendeu diálogo, reforçando um pedido apresentado ao governo logo após Trump anunciar o tarifaço. Os empresários querem, pelo menos, que a entrada em vigor da medida seja prorrogada por 90 dias.

Em nota, a CNI declarou que espera o consenso e o bom senso para o desfecho desse equívoco que é a taxação de 50% sobre as exportações brasileiras.

Governo mantém intenção de negociar com EUA apesar de o presidente Trump ainda não ter demonstrado interesse em dialogar

Tv Globo

À tarde, no Palácio do Planalto, o presidente Lula sancionou um projeto que vai favorecer as exportações das micro e pequenas empresas — elas receberão de volta parte dos tributos federais cobrados ao longo da cadeia de produção.

O texto também amplia o chamado regime de drawback — com a desoneração de tributos, PIS e Cofins, que incidem sobre serviços de transporte, seguro e armazenagem das empresas exportadoras — trazendo redução de custos.

O projeto já havia sido aprovado pelo Congresso antes da chantagem de Trump.

Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, vice-presidente Geraldo Alckmin, discutiram o tarifaço com Lula nesta segunda-feira (28) no Palácio do Planalto. Entre os temas, o plano de ajuda aos setores que podem ser mais afetados pela tarifa de 50%.

Mas os detalhes do plano ainda dependem da extensão das medidas americanas que efetivamente vão entrar em vigor. A palavra final será de Lula.

"O plano de contingência é um plano que está sendo elaborado. É bastante completo, bem feito, mas todo o empenho agora nessa semana é pra gente buscar resolver o problema. Nós estamos permanentemente no diálogo. Quero dizer a vocês que nós estamos dialogando neste momento", afirmou Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.