G1

Incêndio destrói escola municipal na Tijuca


De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram por volta das 3h45 em salas de aulas da Escola Municipal Leitão Cunha, que atende alunos de 5 a 12 anos. Incêndio atingiu escola municipal na Tijuca

Um incêndio destruiu a Escola Municipal Leitão Cunha, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (15). Ninguém se feriu.

Bombeiros de 3 quartéis foram mobilizados por volta das 4h e até a última atualização desta reportagem ainda tentavam controlar as chamas.

Segundo a prefeitura, 5 das 6 salas de aula e a secretaria da unidade foram atingidas. Nesta quinta, os 120 alunos, entre 5 e 12 anos, não terão aulas. A partir da próxima segunda-feira (19), eles serão realocados na Escola Municipal Orsina da Fonseca, também na Tijuca.

Ainda não se sabe o que causou o incêndio. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o prédio passou por uma reforma recentemente. Ela se transformaria em um Ginásio Educacional Tecnológico (GET).

Telhado da Escola Municipal Leitão Cunha desabou por conta do fogo

Reprodução/TV Globo

“Cinco salas e a secretaria foram bastante afetadas. Queremos entender o que causou o incêndio. O dano na nave central da escola foi grande”, disse o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.

Toda a estrutura do telhado, que é de madeira, desabou. Vários equipamentos, carteiras, quadros e documentos foram destruídos pelas chamas. Uma moradora disse que acordou com um cheiro de queimado e viu que a escola estava em chamas.

“Umas 3h30 da manhã eu acordei e percebi que tinha um cheiro de queimado, uma fumaça. Vim até aqui fora observei que estava saindo uma fumaça já bem alta e chamei o Corpo de Bombeiros. O segurança da rua bateu na escola, porque tem uma pessoa que dorme ali no colégio, e ela demorou um pouquinho pra atender", contou Claudia Motta, que é cuidadora de pet e mora ao lado da escola.

Segundo a moradora, as chamas teriam começado na cozinha da escola.

"Ela atendeu, foi lá dentro, verificou que realmente estava pegando fogo, parece que iniciou segundo ela na cozinha, houve um curto-circuito e ela entrou em desespero, nisso eu fiz uma nova ligação, e logo em seguida eles vieram”, contou Claudia Motta, que é cuidadora de pet e mora ao lado da escola.

Escola Municipal Leitão Cunha foi atingida por fogo

Reprodução/TV Globo

Segundo o Corpo de Bombeiros, militares de 3 quartéis combatem as chamas — que começaram por volta das 3h45. Pouco depois das 6h, os bombeiros combatiam focos de incêndio no local.

De acordo com o Centro de Operações Rio, por conta do incidente, a Rua Major Ávila está interditada na altura da Rua Barão de Mesquita. Os desvios estão sendo feitos para as ruas Barão de Mesquita e Comandante Prat em direção à Avenida Maracanã.

A Defesa Civil está no local para avaliar se o edifício foi comprometido pelas labaredas.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação disse que ninguém ficou ferido e que a causa do incêndio está sendo investigada.

Bombeiros combatem as chamas que atingiram a Escola Municipal Leitão Cunha, na Tijuca

Reprodução/TV Globo

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.