
Desde o primeiro ano, alunos do curso de Jornalismo da Unaerp desenvolvem projetos que transmitem informações relevantes à população
Crédito: DICom Unaerp
A revolução silenciosa provocada pela Inteligência Artificial (IA) está transformando a forma como estudamos, trabalhamos e nos relacionamos. O jornalismo não está passando imune a este processo e já atingiu redações de jornais no Brasil e no mundo.
Mas como a ferramenta é tratada? Quais os riscos que ela representa para o profissional e a informação? O professor Geraldo José Santiago, coordenador do curso de Jornalismo da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), conversou com a equipe sobre o uso e impacto desta tecnologia nas ciências da comunicação.
“A inteligência artificial nos conduz a uma transição tecnológica, que altera o comportamento humano mais rápido do que conseguimos nos preparar”, destaca o professor Geraldo José Santiago.
Uso das ferramentas com transparência
Segundo Santiago, diferentes sistemas de IA estão sendo criados com finalidades específicas e incorporados aos poucos no dia a dia do jornalista profissional. No entanto, apesar de existirem ferramentas de produção autônoma de textos, por exemplo, a necessidade de apuração e checagem jornalística são imprescindíveis para reforçar a credibilidade da informação e a transmissão de notícias relevantes à população.
“São ferramentas que apenas geram respostas com base em conteúdos disponíveis na internet. É aí que entra o papel insubstituível do jornalista: checar fatos, ouvir fontes confiáveis, dar contexto e interpretar os acontecimentos”, explica.
O docente explica que os sistemas são treinados para reconhecer padrões e estruturas de linguagem, mas não para fornecer informações corretas ou respostas precisas.
Santiago também lembra que grandes grupos de comunicação elaboraram diretrizes claras para informar como a IA é usada em reportagens, incluindo avisar se foram aplicadas ferramentas para gerar textos, editar áudios, fotografias ou vídeos. Postura de transparência que serve para reforçar a credibilidade e auxiliar o público a entender os limites do uso da IA.
Ainda assim, reforça que tais recursos são utilizados como ferramentas complementares que auxiliam na agilidade de alguns procedimentos, mas sempre com a supervisão e revisão de um ser humano.
“O objetivo é sempre aprimorar, e não substituir, a experiência humana”
Curso de Jornalismo da Unaerp foi avaliado como o melhor no estado de São Paulo, entre instituições públicas e privadas, no CPC/Enade MEC 2022
Crédito: DICom Unaerp
Ética e a criatividade humana
Os riscos éticos do uso indiscriminado da tecnologia são reais, visto que as ferramentas de IA não têm senso crítico nem compromisso com valores jornalísticos. Os algoritmos são treinados com dados históricos, e estes podem reproduzir estereótipos, preconceitos e desinformação.
Além disso, possuem a capacidade de criar conteúdos falsos cada vez mais realistas, dificultando a identificação da desinformação pelo público e até mesmo para os verificadores.
“É inquestionável o fato que a IA transformará para sempre nossa percepção da realidade e, sem dúvida, contribuirá para a manipulação ou reprodução de desinformação. O contraponto é o jornalismo profissional, baseado na verificação de informações, na documentação e checagem de dados”, reforça.
Santiago admite que o caminho da automação é irreversível, mas defende a importância de manter a criatividade e a análise crítica no centro do trabalho jornalístico, pois nenhuma tecnologia pode replicar ou substituir a criatividade humana.
“Incentivar e valorizar a narrativa autêntica e humana de redatores e repórteres. Apoiar os profissionais e qualificá-los para explorar este novo cenário, em que as máquinas apesar de toda a precisão, são desprovidas de sensibilidade humana, vivência prática e ética profissional”, conclui.
O jornalista Guilherme Nali, formado na Unaerp, destaca que as competências adquiridas no curso foram fundamentais para entrar no mercado e se adaptar às transformações digitais (Crédito: TV Unaerp)
SERVIÇO
Quer saber mais?
Leia mais sobre o curso de Jornalismo da Unaerp.
Acesse o portal da Unaerp
Veja também: Unaerp no Instagram
Clique aqui para visitar sua futura Universidade.
Tire dúvidas pelo Whatsapp: 0800 771 8388

