Jovem, de 20 anos, foi preso suspeito de levar motocicletas furtadas em Boa Vista para a Guiana.
PCRR/Divulgação
Um jovem, de 20 anos, foi preso nessa segunda-feira (8) suspeito de levar motocicletas furtadas em Boa Vista para a Guiana, país vizinho ao Brasil que faz fronteira por Roraima. A prisão aconteceu no bairro Aracelis, zona Oeste da capital.
De acordo com a Polícia Civil, o suspeito já havia sido preso em flagrante em julho deste ano, na BR-401, enquanto conduzia uma motocicleta furtada. À época, o veículo seria entregue a um receptador na Guiana, segundo as investigações.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
Na ação, um comparsa do jovem conseguiu fugir para uma área de mata após confronto com policiais militares, que utilizaram munição de impacto controlado.
“Naquele momento ficou claro que ele não agia sozinho, mas fazia parte de uma rede criminosa que furta motocicletas em Boa Vista e as leva para fora do país. A prisão em flagrante em julho foi fundamental para reunirmos provas e, mais tarde, representarmos pela prisão preventiva”, explicou Hugo Cardias, delegado titular de Bonfim, responsável pela investigação.
Após a primeira prisão, o jovem foi liberado em audiência de custódia. No entanto, as investigações continuaram e comprovaram a atuação dele no esquema, o que motivou um novo pedido de prisão preventiva.
“A reincidência e o papel dele como atravessador justificaram a necessidade da prisão. Esse tipo de crime fragiliza a segurança pública e traz prejuízo direto para a população, porque retira o patrimônio de trabalhadores e fortalece o mercado criminoso além da fronteira”, destacou Cardias.
A ação dessa segunda-feira contou com a participação de policiais da Delegacia de Bonfim, do 5º Distrito Policial e da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores Terrestres (DRRFVAT). Após a prisão, o jovem foi levado para o 5⁰ DP, e deve passar por audiência de custódia nesta terça-feira (9).
Entenda a diferença entre prisão preventiva e temporária:
Quais as diferenças entre a prisão temporária e a preventiva?
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.