Rodrigo Souza Lopes (DEM), vereador de Caiabu (SP)
Redes sociais
O juiz da Vara Única da Comarca de Regente Feijó (SP) determinou, novamente, o afastamento imediato do vereador Rodrigo Souza Lopes (DEM), da Câmara de Vereadores de Caiabu (SP), após novos fatos apresentados ao Ministério Público no âmbito da Operação Tríade, na qual o vereador é investigado.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
O vereador, conhecido como Rodrigo Casquinha, é investigado por supostos crimes de peculato e falsidade ideológica envolvendo o exercício na Câmara Municipal, dentre os quais despesas com indícios de superfaturamento, não prestação dos serviços ou desvio.
Além disso, pesou contra ele um episódio de violência política contra a presidente da Câmara, Mônica Aparecida Pereira Fernandes (Republicanos).
VEJA TAMBÉM:
Operação Tríade investiga supostas irregularidades na Câmara Municipal de Caiabu e cumpre mandados de busca e apreensão
Justiça determina afastamento de presidente da Câmara Municipal de Caiabu das atividades e o proíbe de entrar no prédio; ‘fortes indícios de prática de atos criminosos’, diz juiz
Durante uma sessão, em 1º de julho, o vereador teria trancado a porta de acesso ao plenário, impedindo a entrada de um assessor parlamentar.
Também teria desrespeitado a presidente ao afirmar que ela, por ocupar o cargo, “deveria saber o Regimento Interno de cor”.
Mesmo após advertência, ele não cessou o comportamento considerado abusivo.
Após o ocorrido, a presidente registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia, sendo ouvida junto com outros vereadores e servidores que estavam presentes.
A Justiça determinou como medidas cautelares (alternativas à prisão):
afastamento imediato do vereador das funções na Câmara;
proibição de se aproximar da presidente, funcionárias e demais investigados; e
comparecimento obrigatório a cada três meses no Fórum, para prestar esclarecimentos.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.