G1

Líderes comunitários são empossados como conselheiros de segurança em Teresina: ‘necessário para integrar a população e polícia’, diz coronel


Líderes comunitários são empossados como conselheiros de segurança em Teresina

Como ação para integrar a sociedade e as atividades policiais, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) empossou nesta terça-feira (26), os nove diretores executivos dos Conselhos Territoriais de Segurança Pública (Consets), líderes comunitários que irão representar os moradores em projetos da segurança pública.

Cada diretor irá atuar em uma Área Integrada de Segurança Pública (AISP), com objetivo de planejar e acompanhar projetos na área da segurança, sugerir medidas preventivas nas comunidades que representam e facilitar o contato entre a população e a polícia.

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

Os Consets abrangem, atualmente, 127 bairros da capital, incluindo vilas e comunidades rurais. Os diretores foram eleitos em junho de 2025, e cada um contará com o auxílio de um vice-presidente, tesoureiro e secretário.

Segundo o coronel Renato Alves, diretor de polícia comunitária, a engajamento da população é essencial para fortalecer as atividades policiais e já rendeu frutos.

“A segurança pública está mais fortalecida pois incluímos também a participação da comunidade. Esses conselhos tem essa finalidade de trabalhar em conjunto com a, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica. Então tudo aquilo que tem a participação da comunidade, a aceitação é maior”, iniciou o coronel.

O secretário de segurança pública do Piauí, Chico Lucas, destacou que os líderes irão se reunir com autoridades policiais mensalmente, com um apanhado de reivindicações e projetos dos moradores de cada área.

“Agora nós iremos ter o controle social das ações policiais. Cada área foi integrada por um conselho, que irá se reunir mensalmente com o comandante do batalhão e o delegado da área. Eles serão obrigados a ouvir as pautas e demandas da sociedade. É um modelo necessário para que a gente possa escutar as reivindicações da população”, explicou o secretário.

“É um compromisso que estamos assumindo com a população da nossa região. Agora o plano é visitar cada comunidade da nossa área, descobrir os problemas e apresentar isso para a secretaria de segurança, para procurarmos juntos uma solução para o que for possível” disse Luís Cabral, novo conselheiro da AISP Leste 2.

Líderes comunitários empossados

Foto: Sthefany Prado- g1 Piauí

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.