
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fala no 2º dia da Cúpula dos Líderes antes da COP 30, em Belém, no dia 7 de novembro de 2025
g1
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (7) que as atuais lideranças políticas do mundo precisam decidir se o século 21 será marcado pelas catástrofes climáticas ou pela reconstrução inteligente em termos de sustentabilidade.
O petista deu a declaração em Belém (PA), em uma sessão temática da COP30 sobre transição energética.
""Nesta COP, os negociadores devem buscar entendimento e nós, os líderes, devemos decidir se o século 21 será lembrado como o século da catástrofe climática ou como o momento da reconstrução inteligente", afirmou.
No mesmo discurso, Lula criticou guerras em diferentes regiões do planeta, citando o conflito entre Rússia e Ucrânia no leste europeu. Ele disse que gastar mais com armas do que com questões climáticas é "pavimentar caminho para o apocalipse climático".
"O conflito na Ucrânia reverteu anos de esforços para a redução de emissão de gás de efeito estufa e elevou a reabertura de minas de carvão. Gastar com armas o dobro do que destinamos à ação climática é pavimentar o caminho para o apocalipse climático", declarou.

